Uma tragédia marcou uma academia no estado de Coahuila, México, onde uma jovem de 22 anos, Ariatna Lizeth Mata Esparza, faleceu enquanto fazia musculação. De acordo com a imprensa local, Ariatna passou mal e desmaiou durante um exercício de agachamento com pesos.
Apesar de ter sido prontamente socorrida por paramédicos, Ariatna não resistiu e morreu no local. A autópsia, realizada pela Procuradoria Geral de Coahuila, revelou que a causa da morte foi anoxia, uma condição caracterizada pela falta de oxigênio no sangue, seguida de hemorragia cerebral aguda e tromboembolismo generalizado.
Entendendo os Riscos
Embora rara, a anoxia pode apresentar sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza cardíaca e dificuldade para respirar. Segundo um documento do Hospital Israelita Albert Einstein, em casos como esses, é essencial interromper imediatamente o exercício e procurar ajuda médica.
“Qualquer pessoa que pratique atividade física deve estar atenta a sinais de alerta e não deve ignorá-los ou considerá-los normais. Esses sinais devem ser valorizados até que um diagnóstico e tratamento corretos sejam realizados”, alerta o cardiologista Leandro Echenique, citado no documento.
Os principais sinais de alerta incluem dor no peito, síncope (perda de consciência), palpitações ou arritmias, e falta de ar.
Além disso, levantar pesos muito elevados durante a musculação, ultrapassando os limites do corpo, pode resultar em lesões graves. É recomendado que haja um período de descanso para que a musculatura se recupere antes de retomar os exercícios.