Itabira: Homem é multado em R$ 78 mil por queimada na zona rural

Itabira, MG – Um homem foi multado em R$ 78.535,53 após provocar um incêndio que devastou 85 hectares de pastagem na zona rural de Itabira. O fato ocorreu no dia 22 de agosto, quando o responsável tentou realizar a limpeza de uma área utilizando fogo, mas perdeu o controle das chamas. A Polícia Militar do Meio Ambiente aplicou a penalidade após uma investigação que envolveu visitas às localidades de Sabaio e Caiana, no distrito de Senhora do Carmo.

De acordo com o relato do infrator, ele não tinha intenção de causar danos, mas as chamas rapidamente se espalharam para propriedades vizinhas. O incêndio só não foi mais devastador graças à rápida ação de brigadistas da Unidade de Conservação do Parque Estadual Mata do Limoeiro, proprietários de terrenos e funcionários, que conseguiram conter o fogo.

O Boletim de Ocorrência foi encaminhado à Delegacia e à Promotoria de Meio Ambiente para a adoção de medidas legais cabíveis. O caso serve como alerta para a população sobre os riscos e as penalidades associadas ao uso inadequado do fogo em áreas rurais.