Itabira comemora 176 anos de emancipação política com uma extensa programação

Entre as celebrações, destaque para a inauguração das obras de revitalização da Praça Dr. Acrísio de Alvarenga com a presença de centenas de pessoas

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, comemora-se os 176 anos de emancipação política de Itabira. A cidade de ferro, conta com mais de 300 anos de história e tem muito o que comemorar. Na programação do aniversário da cidade várias atividades marcaram a data. Teve corrida, inauguração de praça no centro da cidade, missa em Ação de Graças e abertura da 2a Mostra de Arte Pública (MAPA)

Logo pela manhã, cerca de 300 atletas se concentraram no Paço Municipal para a 2a Corrida e Caminhada da Padroeira de Itabira, Nossa Senhora do Rosário. Os participantes receberam as bênçãos do padre Adriano e seguiram os percursos de 5km para corrida e 3km de caminhada até a Catedral.

Fotos: André Oliveira (Coordenadoria de Comunicação PMI)

Na parte da tarde, a festa foi para comemorar a inauguração da nova Praça Acrísio de Alvarenga. O local foi revitalizado e agora está adequado para a convivência da população, prática de esportes e realização de atrações artísticas e culturais. A praça ainda teve feira de artesanato, feirinha de adoção de animais e testes de leishmaniose.

Fotos: André Oliveira (Coordenadoria de Comunicação PMI)

A inauguração foi marcada por apresentações como o coral Sinai, da igreja evangélica,, Guarda de Marujos e Drumonzinhos. Os projetos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), também marcaram presença com o Breaking, Cheer Stars, Academia ao Ar Livre e atletas do basquete.

Fotos: André Oliveira (Coordenadoria de Comunicação PMI)

A atual infraestrutura recebeu um formato moderno, com troca dos pisos em pedra portuguesa, um paisagismo adequado ao local, implantação de ciclovia e pista de caminhada, iluminação cênica, além de instalação de containers para sanitários e comércio. O espaço ainda conta com uma quadra de areia e uma quadra de basquete, para incentivar a prática de esporte no município.

Centenas de pessoas marcaram presença na solenidade de inauguração da praça. Crianças, jovens e famílias aproveitaram a tarde em um espaço revitalizado e repleto de atrações. Durante o pronunciamento, o prefeito reeleito Marco Antônio Lage comemorou a entrega da nova estrutura da praça, mais uma conquista da comunidade itabirana. Marco Antônio destacou que criar espaços de convivência e entretenimento foi uma das prioridades da atual gestão, que já entregou mais de 16 praças reformadas para a população.

Fotos: André Oliveira (Coordenadoria de Comunicação PMI)

“A nossa gestão procurou fazer de Itabira uma cidade conectada, uma cidade alegre e a praça é um espaço de conexão e convivência entre as pessoas. O nosso compromisso é reformar e restaurar todas as praças da cidade e construir novas em localidades que ainda não possuem uma área de lazer”, afirmou o prefeito.

Uma grande novidade foi anunciada pelo prefeito: a praça vai contar com uma rede moderna de conectividade com internet banda larga gratuita para a população. O acesso ao wi-fi já está disponível, em fase experimental. A rede faz parte do projeto “Itabira Conectada”, que vai levar internet de graça para vários espaços em toda a cidade.

A secretária Municipal de Obras, Elaine Mendes, em um discurso emocionado, pediu que a população tenha zelo pelo espaço conquistado. “Com a entrega dessa praça a gente entrega também cidadania. Aproveitem, usufruam e nos ajudem a cuidar do espaço, esse patrimônio é de vocês”, concluiu a secretária.

A família do Dr. Acrísio Alvarenga foi homenageada na cerimônia. O centenário, Dr. Colombo Alvarenga, irmão da personalidade que leva o nome da praça, estava feliz na companhia da esposa e sobrinhos.

Para comemorar a entrega da Praça Acrísio muitas autoridades estiveram presentes, entre elas representantes do legislativo, secretários municipais, membros,de entidades civis e religiosas,

Mapa Festival

A abertura oficial da 2a Mostra de Arte Pública (MAPA) em Itabira também fez parte da comemoração do aniversário de 176 anos da cidade. O festival segue até o dia 13 de outubro, com diversas atividades. O objetivo é colocar o município no cenário da arte pública internacional, com o tema “Sou do Muro, Sou Minas Gerais”.

Nesta segunda edição a proposta é ampliar o circuito de arte urbana de Itabira com uma mostra em diferentes formatos: pinturas em grande escala, intervenção, performance, cursos, oficinas, convocatória e muito mais!

Fotos: André Oliveira (Coordenadoria de Comunicação PMI)

A noite ocorreu a inauguração da obra “Plantas Pulsam” do artista Thiago Mazza, no espaço em frente a Fundação. Cultural Carlos Drummond de Andrade. Logo após ainda foi inaugurada outra obra luminosa, “Nem todos os morros vão dar ao céu” da artista Wasted Rita, na rua Irmãos D’Caux, 5, Centro. As obras que brilham, pela primeira vez, nas ruas de Itabira, podem ser vistas até domingo (13), sempre das 18h às 00h.