Israel prepara resposta ‘significativa’ a ataque de mísseis do irã

O Exército israelense está se preparando para uma resposta ao ataque massivo do Irã, que lançou cerca de 200 mísseis contra o território israelense na última terça-feira, conforme informou um oficial militar de Israel neste sábado (5).

“A resposta ao ataque iraniano ilegal e sem precedentes contra civis israelenses e o Estado de Israel está sendo preparada”, afirmou o oficial, que preferiu não se identificar. Apesar de não especificar o tipo ou o momento da retaliação, o jornal “Haaretz” relatou que a ação israelense deverá ser “significativa”. O Exército israelense também não descarta a possibilidade de que o Irã lance novos ataques após a resposta.

Na ocasião dos lançamentos de mísseis, o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, levantou a possibilidade de atacar instalações nucleares iranianas, questionando a inércia do Ocidente diante do desenvolvimento nuclear do Irã.

O ataque iraniano, ocorrido em 1º de outubro, foi o segundo de grande escala em menos de seis meses. A maioria dos mísseis foi interceptada pelo sistema de defesa aérea israelense, com poucos atingindo bases militares sem grandes danos ou vítimas.

O Irã afirmou que o ataque foi uma retaliação ao assassinato de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, e do general iraniano Abas Nilforushan, mortos em um bombardeio em Beirute no dia 27 de setembro, além de vingar a morte de Ismail Haniyeh, líder do Hamas, assassinado em julho em Teerã, em um ataque atribuído a Israel.