Instagram bloqueia capturas de tela em mensagens privadas para reforçar a segurança; veja os detalhes

O Instagram anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento de uma campanha contra a chantagem relacionada a fotos ou vídeos íntimos, conhecida como “sextorsão”, e informou que agora as capturas de tela de fotos enviadas por mensagem privada serão bloqueadas.

A Meta, empresa controladora do Instagram, pretende reforçar a proteção contra a “sextorsão”, que ocorre quando alguém é ameaçado com a divulgação de suas imagens íntimas em troca de algo. Com essa mudança, os usuários não poderão mais fazer capturas de tela de imagens recebidas por mensagem privada em modos como “visualização única” ou “revisão permitida”. Além disso, será impossível contornar essa restrição acessando as fotos por um computador, afirmou a Meta.

O “verificador de nudez”, uma ferramenta que desfoca automaticamente imagens com nudez recebidas no messenger, também está sendo expandido. Ele já está ativado por padrão em contas de menores de idade.

Segurança

Em abril, a Meta implementou medidas adicionais de segurança para proteger os usuários menores de idade, limitando suas interações com “contas suspeitas”. Agora, essas contas não terão mais acesso às listas de seguidores e assinaturas de usuários menores.

Além disso, a Meta está lançando uma campanha de prevenção à “sextorsão”, voltada para jovens nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália. Em julho, a empresa também excluiu 63 mil contas envolvidas com “sextorsão” na Nigéria.