Imprensa espanhola crava Vinícius Júnior como vencedor da Bola de Ouro

Vinícius Júnior, único brasileiro indicado à Bola de Ouro, vive a expectativa de ser coroado como o melhor jogador do mundo na próxima temporada. O atacante do Real Madrid concorre com outros 29 jogadores, incluindo fortes adversários como Jude Bellingham, Kylian Mbappé, e Rodri, do Manchester City. No entanto, segundo o jornal espanhol Marca, Vinícius é o favorito para vencer o prêmio no próximo dia 28 de outubro.

O Marca destaca a trajetória de Vinícius Júnior, afirmando que o brasileiro conquistou o protagonismo e o respeito no futebol mundial, transformando-se de alvo de críticas e paródias a um dos jogadores mais temidos e respeitados por seus adversários. “Vini Jr. errou algumas vezes, mas também soube assimilar e trabalhar como poucos para que seu futebol mudasse e se adaptasse às necessidades de seu time”, escreveu o jornal.

A análise da France Football para a Bola de Ouro considera o desempenho na temporada 2023/2024. Durante esse período, Vinícius marcou 24 gols e deu nove assistências pelo Real Madrid, sendo fundamental nas conquistas da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol. Embora Jude Bellingham tenha iniciado a temporada como favorito, a recuperação de Vinícius após uma lesão e seu desempenho decisivo na Liga dos Campeões o colocaram à frente na corrida pelo prêmio.

O sucesso de Vinícius na Liga dos Campeões, onde foi eleito o melhor jogador da última edição pela Uefa, é um dos principais fatores que o destacam em relação a seus concorrentes. Em 2024, a Bola de Ouro será entregue em parceria com a Uefa, reforçando ainda mais a importância de seu desempenho no torneio.

Além das expectativas em torno da Bola de Ouro, Vinícius Júnior também foi sondado por clubes da Arábia Saudita no início da temporada. A possibilidade de conquistar o prêmio foi um dos motivos que o levaram a permanecer no Real Madrid até 2025. No entanto, caso vença em outubro, o atacante pode considerar aceitar a proposta do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), que inclui um contrato de cinco anos no valor de R$ 6 bilhões para jogar pelo Al-Ahli e se tornar embaixador da Copa do Mundo de 2034, a ser realizada no país.