Homem que matou o tio em Itabira morre baleado em troca de tiros com a policia

Na tarde desta sexta-feira, 6 de setembro de 2024, por volta das 16h55, a Polícia Militar, por meio da equipe ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), recebeu informações do setor de Inteligência sobre o paradeiro de Júlio César Nogueira dos Santos, de 26 anos. Júlio César, com diversas passagens por tráfico de drogas, lesão corporal e homicídio, estava foragido e escondido em uma casa no bairro São Bernardo, em Santa Bárbara. Entre seus crimes, estava o assassinato a tiros de seu próprio tio, ocorrido no dia 15 de maio deste ano, no bairro Bela Vista, em Itabira.

Com um mandado de prisão em aberto, a polícia organizou uma operação para capturá-lo. Duas equipes cercaram a residência, uma pela frente e outra pelos fundos. Ao se aproximarem, os policiais anunciaram que a casa estava cercada e pediram que o suspeito se entregasse. No entanto, ao acessarem a porta da cozinha, avistaram Júlio César tentando escapar pela janela de um dos quartos. Armado, ele ignorou as ordens da polícia e abriu fogo contra os militares, que revidaram. Durante a troca de tiros, Júlio César foi atingido e caiu ao chão, ao lado de uma pistola calibre 9mm.

Os policiais constataram que ele ainda estava vivo e o levaram imediatamente ao hospital Santa Casa Nossa Senhora das Mercês, onde recebeu os primeiros socorros. Porém, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Após o confronto, os militares retornaram à casa e encontraram uma sacola plástica contendo 428 pinos de cocaína e R$ 498,00 em dinheiro trocado. A área foi isolada até a chegada da perícia da Polícia Civil de Itabira, que realizou os procedimentos técnicos. A corregedoria da Polícia Militar também foi acionada, e as armas utilizadas no confronto foram recolhidas. Os militares envolvidos se apresentaram à autoridade judiciária para prestar esclarecimentos.