Por volta das 19h15 desta sexta-feira (25/02), durante fiscalização de rotina no Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fica no km 355 da BR-381 em João Monlevade/MG, foi dado ordem de parada ao veículo Fiat/Uno Mille, cor cinza, que era conduzido por um homem, de 27 anos, e tendo como passageiro um outro homem, de 19 anos.
Ao se iniciar os procedimentos de fiscalização, o condutor apresentou sinais de nervosismo, o que levou à equipe a intensificar a fiscalização no veículo. Foi localizado uma arma de fogo do tipo Pistola cal. 9 mm debaixo do tapete do lado do motorista. A arma estava municiada e carregada dentro de um coldre de couro preto. Ao ser interpelado, o condutor afirmou ser de sua propriedade e apresentou o registro da arma.
De acordo com com a PRF, ele afirmou que possuía a Guia de Trânsito, e ao ser solicitado que apresentasse o documento, confessou que não o possuía. Ao intensificar mais a fiscalização, foram localizados dentro do veículo três carregadores de munição para o calibre 9 mm; 37 munições cal. 9 mm;1 munição cal. 28; 1 pistola AIRGUN calibre 4,5 sem ponta vermelha, marca KWC com 2 carregadores vazios; 1 revólver de CO2 com 6 munições/carregador das esferas.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, sendo ele e testemunha (passageiro) encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de João Monlevade para conhecimento dos fatos e adoção das medidas cabíveis.