Guerra entre CV e facção evangélica chega a cidade mineira de 35 mil habitantes

A guerra entre as facções Terceiro Comando Puro (TCP) e Comando Vermelho (CV), que vem aterrorizando moradores da região metropolitana de Belo Horizonte e de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, desde o final de 2023, se espalhou para outra cidade de Minas Gerais. Desta vez, Além Paraíba, localizada na Zona da Mata e com cerca de 35 mil habitantes, foi palco de um atentado a tiros, ocorrido na última quarta-feira (14 de agosto). O ataque deixou dois homens feridos, supostamente devido à disputa por território entre as duas organizações criminosas cariocas.

O incidente ocorreu na Rua Renato Baldino, no bairro Cipó, que está sendo disputado pelos criminosos. Essa comunidade fica às margens do rio Paraíba do Sul, que faz a divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Polícia Militar (PM) foi chamada ao Hospital São Salvador, onde dois jovens de 19 e 21 anos deram entrada com ferimentos de bala. Um deles foi atingido no joelho, e o outro foi baleado no dedo indicador.

As vítimas relataram à polícia que estavam na rua quando foram surpreendidas por desconhecidos que chegaram atirando. Embora não tenham revelado os motivos do ataque ou a identidade dos autores dos disparos, os feridos afirmaram que a área está “em disputa entre as facções CV e TCP”.

Conflitos se espalham por Belo Horizonte e Contagem

Nos últimos meses, diversas operações policiais têm revelado a expansão de facções do Rio de Janeiro e São Paulo em Minas Gerais. Em maio deste ano, o TCP entrou no Cabana do Pai Tomás, a segunda maior favela de Belo Horizonte, na região Oeste da cidade. Com símbolos religiosos como a bandeira de Israel e o slogan “Jesus é o dono do lugar”, o grupo criminoso, aliado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), tem o CV como seu principal rival.

Além do Cabana do Pai Tomás, as duas facções têm travado uma guerra violenta no bairro Jardim Felicidade, na região Norte da capital mineira. Recentemente, um processo judicial revelou que o líder do TCP em Minas Gerais teria fornecido um fuzil dos rivais do CV para a disputa pelo controle do tráfico no bairro.

As disputas entre facções em Belo Horizonte também chegaram ao bairro Urca, na região da Pampulha. Na última segunda-feira (12), criminosos fortemente armados dispararam com armamento pesado contra uma casa no bairro, em mais um episódio da disputa entre PCC e CV em áreas que fazem limite entre a capital e os bairros Estrela Dalva e São Mateus, em Contagem.

No interior do estado, a cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, também tem registrado um aumento nos homicídios, que estão ligados à disputa entre as facções criminosas.