Atlético pode até perder que se sagrará tetracampeão, enquanto o Coelho busca reverter vantagem alvinegra e passar a frente em decisões contra o rival no século
São dois títulos para cada lado em decisões entre eles neste século. A decisão do Mineiro de 2023 será um tira-teima para mostrar quem se dá melhor contra o outro desde 2000 para cá. Atlético e América lutarão a partir das 16h30 (de Brasília), no Mineirão, para decidir quem será o campeão mineiro da temporada.
O Galo corre atrás do tetracampeonato, feito que não realiza desde a década de 80, quando chegou ao hexa. Já o América quer repetir a façanha de 2016, ano do último título estadual do Coelho, justamente em cima do rival desta tarde.
Como venceu o jogo de ida por 3 a 2, o Galo entra em campo podendo perder até por um gol para conquistar o caneco. E Eduardo Coudet terá à disposição os atacantes Hulk e Pavón, além do volante Battaglia, que não puderam entrar em campo no meio de semana, na derrota para o Libertad, pela Libertad.
O momento do Galo é delicado. A derrota para os paraguaios expôs um ambiente carregado e uma relação mais do que estremecida entre o treinador e a alta cúpula alvinegra.
Eduardo Coudet busca seu primeiro título no Brasil, depois de vencer seu primeiro clássico em terras brasileiras, na última semana. O treinador argentino terá a seu favor um Mineirão lotado de atleticanos, que esgotaram boa parte dos setores do estádio antecipadamente.
América
O Coelho vive um grande momento, apesar da derrota no jogo de ida. O time americano nunca esteve tão consolidado na prateleira de cima do futebol brasileiro e, de quebra, colecionou no meio de semana uma goleada sobre o tradicional Peñarol, por 4 a 1, pela Copa Sul-Americana.
No América, existe a dúvida sobre a presença do meia Benítez e do atacante Aloísio. O primeiro revelou após a partida contra o Peñaro, quando atuou durante o primeiro tempo, na última quarta-feira (5), que estava sentindo um problema no ligamento do joelho.
Sem cravar a presença do argentino contra o Atlético, o técnico Vagner Mancini se mostrou otimista com a presença do meia em campo. “Acho que não preocupa, mas temos que fazer um exame para apurar melhor. Acredito que ele estará em campo”, afirmou o treinador, em coletiva de imprensa, após o duelo contra os uruguaios.
Já o Boi Bandido foi vetado da partida do meio de semana após sentir um desconforto muscular e também é dúvida para o confronto. Se não der para os dois, o meia Martínez e o atacante Wellington Paulista saem na frente e devem ser os escolhidos.
O atacante Everaldo e o zagueiro Éder também podem começar entre os titulares. O primeiro retornou ao time contra o clube uruguaio e demostrou que está bem fisicamente após se recuperar totalmente de um problema muscular na coxa esquerda.
Já o segundo deixou uma ótima impressão e pode ser escolhido para o lugar de Matheusinho, que teve uma queda técnica nos últimos dois jogos. Nas demais posições, Mancini deve repetir o time que atuou contra o próprio Galo na partida de ida da final, no Independência.
Atlético x América
Motivo: final do Campeonato Mineiro 2023
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Souza (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Transmissão: rádio Super e TV Globo
Atlético
Everson; Saravia, Jemerson, Lemos e Rubens; Otávio, Pedrinho, Zaracho e Patrick; Hulk e Paulinho. Técnico: Eduardo Coudet
América
Matheus Cavichioli; Arthur, Ricardo Silva, Éder, Nicolas; Alê, Juninho e Benítez (Martínez); Everaldo, Felipe Azevedo e Aloísio (Wellington Paulista). Técnico: Vagner Mancini
Fonte: otempo