A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), juntamente com forças federais e estaduais, está operando em conjunto nesta sexta-feira (6) e sábado (7) para garantir a segurança nos desfiles do Dia da Independência em diversas regiões do Brasil.
Em Brasília, a Abin ativou seu centro de inteligência e monitoramento para trabalhar em parceria com as superintendências estaduais e o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), além do governo do Distrito Federal e a Presidência da República. O foco é identificar e prevenir possíveis ameaças ou incidentes que possam comprometer a segurança de autoridades e participantes.
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI/PR) destacou cerca de 600 agentes para garantir a segurança das autoridades durante o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios, um número superior ao dos anos anteriores devido à ampliação do evento.
As medidas de segurança incluem varreduras eletrônicas e antibombas, controle rigoroso de acesso às arquibancadas próximas à tribuna de autoridades, e o monitoramento do espaço aéreo, com bloqueadores de drones e armamento antidrone. Drones de vigilância também serão utilizados, e toda a área será monitorada por câmeras de segurança.
Além disso, o trânsito na Esplanada será controlado, com o fechamento da área a partir das 23h de sexta-feira. O público passará por revistas para garantir que itens proibidos, como armas, fogos de artifício e objetos que possam causar ferimentos, não entrem no local do evento.