Um foguete chinês que ainda estava sendo preparado para ser enviado ao espaço foi lançado por engano neste domingo (30) e acabou caindo e explodindo em uma área montanhosa da cidade de Gongyi, na região central da China.
O foguete, nomeado de Tialong-3, pertencia à empresa de tecnologia Beijing Tianbing e estava ainda no primeiro estágio de desenvolvimento. A empresa afirmou que o módulo se soltou de sua plataforma em Gongyi durante um teste por conta de uma falha estrutural.
Não houve relatos de vítimas após uma investigação inicial, disse a Beijing Tianbing. Segundo a empresa, o foguete caiu em uma “área segura”, sem residências nem estrada. Mas autoridades locais ainda não haviam se pronunciado sobre o caso até a última atualização desta reportagem.
Com dois módulos, o Tianlong-3 de é um foguete parcialmente reutilizável em desenvolvimento pela Beijing Tianbing, parte de um pequeno grupo de fabricantes de foguetes do setor privado que cresceu rapidamente nos últimos cinco anos na China.