O incêndio que atingia o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais, desde o último domingo (19), foi controlado na manhã desta quarta-feira (21). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e pela administração do parque. Até o momento, o fogo destruiu cerca de 8.500 hectares, o que representa 25% da área total de Belo Horizonte, que possui aproximadamente 33 mil hectares.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas foram quase totalmente extintas na noite de terça-feira (20), e a queda nas temperaturas durante a madrugada de quarta-feira ajudou a conter o incêndio.
Na manhã desta quarta-feira, os bombeiros realizaram um voo de reconhecimento sobre o parque para identificar possíveis novos focos de incêndio. Apesar do controle do fogo, equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários permanecem em alerta, monitorando a área, já que ainda existem materiais que continuam liberando fumaça e que podem reacender as chamas.
Outras cinco unidades ainda estão em chamas
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, nesta quarta os militares ainda atuavam no controle de chamas em cinco das 95 unidades de conservação de Minas Gerais.
Confira a lista:
- Monumento Natural Itatiaia (Ouro Preto) – Em andamento
– Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Araponga) – Em andamento
– Monumento Natural Serra da Moeda (Moeda) – Em andamento
– Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (Tiradentes) – Em monitoramento (controlado)
– Gruta Rei do Mato – Em andamento