As escolas municipais e de Educação Infantil (EMEIs) de Belo Horizonte receberam orientações para adaptar a rotina devido à onda de calor e à baixa umidade do ar na capital. As medidas seguem as recomendações das autoridades de saúde para minimizar o desconforto térmico e respiratório. A Secretaria Municipal de Educação informou nesta quinta-feira (5 de agosto) que não há previsão de suspensão das aulas.
Crianças, por serem mais vulneráveis, correm maior risco de desenvolver complicações de saúde com o tempo seco e o calor intenso, que agravam problemas respiratórios como asma e bronquite e podem causar fadiga.
Pais também estão ajustando a rotina dos filhos para enfrentar o calor. Istela Mineiro, mãe do Cauã, de 4 anos, tem ensinado a importância de manter-se hidratado. “Eu mando sempre uma garrafinha cheia de água e reforço para ele beber constantemente e evitar ficar no sol durante o recreio”, disse. Em casa, os cuidados continuam, já que o filho tem sofrido com ressecamento do nariz e garganta. “Estamos usando soro e hidratando”, completou.
Ana Clara Monteiro da Costa, mãe de Valentina, de 4 anos, e Enrico, de 2, compartilha preocupações semelhantes. “Deixo eles o mais à vontade possível, só de calcinha e cuequinha, e ofereço muita água”, relatou. Ela até mandou água de coco para a escola e preferiu calçados mais frescos, como chinelos, para evitar desconforto.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as escolas estão ajustando atividades como as aulas de educação física, o tempo ao ar livre e a alimentação oferecida aos alunos para se adequar às condições climáticas.
Veja as orientações às escolas de BH durante a onda de calor e clima “desértico”:
- Evitar atividades intensas ao ar livre e em contato direto com o sol, com o uso de chapéu de abas;
- Ventilar e umidificar o ambiente;
- Aumentar a ingestão de água das crianças;
- Priorizar refeições leves e pouco condimentadas;
- Nas EMEIs, utilizar sempre que possível os espaços Kid Wash, onde as crianças podem se refrescar;
- Os professores devem conversar e orientar os alunos sobre todos os cuidados que devem ser tomados e os riscos para a saúde diante dessa situação climática.
BH pode bater novo recorde de calor nesta quinta
Belo Horizonte enfrenta mais um dia quente e com alertas para onda de calor e baixa umidade. A quinta-feira (05) pode registrar o recorde dos últimos tempos com máxima de 35°C, segundo a projeção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até o momento, o dia mais quente do ano na capital foi terça-feira (3 de setembro), quando os termômetros marcaram 34,4°C. Ontem, o índice ficou em 33,9°C. Como não há previsão de chuva ou chegada de frente fria ao Estado, BH segue abafada e com névoa seca. De acordo com o Inmet, a umidade relativa do ar pode ficar em 10%, à tarde, o que é abaixo do registrado no deserto do Saara, no Norte da África (entre 14% e 20%).