Engler e Fuad lutam por meio milhão de votos dos adversários para vencer no 2º turno em BH

Para conquistar a Prefeitura de Belo Horizonte no segundo turno, que será decidido em 27 de outubro, Bruno Engler (PL) e o atual prefeito Fuad Noman (PSD) disputarão os 495.499 votos que foram destinados a outros candidatos no primeiro turno. Essa soma inclui eleitores de Mauro Tramonte (Republicanos), Gabriel Azevedo (MDB), Duda Salabert (PDT), Rogério Correia (PT), Carlos Viana (Podemos), Indira Xavier (UP), Wanderson Rocha (PSTU) e Lourdes Francisco (PCO).

Bruno Engler terminou o primeiro turno em primeiro lugar, com 34,38% dos votos, enquanto Fuad Noman ficou em segundo, com 26,54%. Agora, os dois candidatos seguem para o segundo turno, buscando conquistar os votos que faltam para vencer.

No primeiro turno, a corrida contou com dez candidatos, com três deles tecnicamente empatados nas pesquisas finais. Mauro Tramonte chegou a liderar algumas dessas pesquisas, mas perdeu força na última semana e terminou a disputa em terceiro, com 15,22% dos votos.

Comemorações e promessas para o segundo turno

Bruno Engler comemorou a ida ao segundo turno, mas ressaltou que a disputa ainda está longe de ser decidida. Ele acompanhou a apuração no comitê de sua campanha, localizado no bairro Horto, e destacou que uma “nova eleição” começa agora, aproveitando a ocasião para criticar o atual prefeito.

“Gostaria de agradecer aos mais de 400 mil belo-horizontinos que confiaram em mim e na coronel Cláudia. Estamos em primeiro lugar e temos três semanas de muita batalha para, de fato, sermos vencedores e mudarmos a história de Belo Horizonte. Precisamos romper com esse sistema político antigo que impede BH de avançar”, afirmou Engler.

Fuad Noman, segundo colocado, também comemorou a passagem para o segundo turno, prometendo deixar de lado os ataques recebidos durante a campanha. Ele considerou esses episódios como parte do processo eleitoral e reforçou que agora o foco é vencer o segundo turno.

“Quero cumprimentar todos os concorrentes, apesar de terem feito uma campanha com ataques contra a cidade e contra mim. Eu entendo isso como parte da campanha. Agora, acabou. É uma nova etapa, e vamos lutar para vencer no segundo turno”, declarou Fuad.