No último dia de propaganda eleitoral em Belo Horizonte, nesta sexta-feira (25 de outubro), apenas o programa do atual prefeito e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), será transmitido. A medida ocorre após Fuad ter ganho duas ações na Justiça Eleitoral contra seu adversário, Bruno Engler (PL), por suposta divulgação de informações falsas sobre a relação do prefeito com empresários de ônibus. O direito de resposta concedido a Fuad ocupará todo o tempo destinado à propaganda de Engler, totalizando 20 minutos — 5 minutos no programa de rádio e TV, distribuídos pela manhã e tarde no rádio, e à tarde e à noite na TV.
Na decisão assinada pelo juiz Guilherme Sadi, ele destaca que as declarações de Engler não configuram meras críticas políticas, mas sim uma tentativa de associar Fuad a esquemas de corrupção. “É inegável que as afirmações do requerido (Bruno Engler) visam atingir o requerente em seu decoro e honra ao relacioná-lo à corrupção, com afirmações de que o contrato por ele assinado se trata de uma licitação suspeita, com possíveis irregularidades, conchavos, que ele faz parte de uma política velha, cheia de esquemas e do toma lá, dá cá”, diz o texto da decisão.
Bruno Engler, em sua defesa, argumenta que as informações apresentadas em sua propaganda são baseadas em investigações públicas e em acontecimentos reais, e que não foram fabricadas ou distorcidas. Além disso, afirma que não houve ofensa à honra, mas apenas críticas contundentes à gestão do transporte público. A reportagem tentou contato com a assessoria de Bruno Engler e aguarda retorno.