O Cruzeiro garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana ao eliminar o Boca Juniors nos pênaltis, com um placar de 5 a 4, após uma dramática partida disputada na noite desta quinta-feira (22 de agosto) no Mineirão.
No tempo regulamentar, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, com gols de Matheus Henrique e Walace para o time celeste, enquanto Giménez marcou para o Boca Juniors. Como a equipe argentina havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, a decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, o Cruzeiro foi impecável, convertendo todas as cinco penalidades com Willian, Matheus Henrique, Marlon, Dinenno e Barreal. Pelo Boca Juniors, Rojo, Lema, Blanco e Figal marcaram, mas Merentiel errou o último pênalti, chutando para fora e selando a classificação do Cruzeiro.
Próxima fase:
O Cruzeiro enfrentará o Libertad, do Paraguai, nas quartas de final. O Libertad avançou na competição após derrotar o Sportivo Ameliano nos pênaltis, em uma disputa em que o goleiro Rossi, do Ameliano, defendeu duas cobranças, mas seus companheiros desperdiçaram três, garantindo a vaga ao time paraguaio. As datas e horários dos jogos serão definidos pela Conmebol.
Primeiro tempo:
O jogo começou de forma intensa, com o lateral Advíncula, do Boca Juniors, sendo expulso logo no início por falta em Lucas Romero. Com um jogador a mais, o Cruzeiro dominou as ações. Aos 8 minutos, Matheus Henrique abriu o placar ao aproveitar um rebote de Romero após finalização de Matheus Pereira. O Cruzeiro ampliou aos 20 minutos, com Walace marcando após cobrança de escanteio.
O Boca Juniors tentou reagir com Zenón, que perdeu uma chance frente a frente com o goleiro Cássio. A equipe celeste manteve a pressão, e Lautaro quase fez o terceiro gol, acertando a trave aos 43 minutos. Nos acréscimos, o Boca diminuiu com Giménez, que aproveitou uma bola que sobrou na área após cobrança de escanteio.
Segundo tempo:
Com a desvantagem e um jogador a menos, o Boca Juniors focou na defesa durante o segundo tempo, tornando o jogo mais truncado. O Cruzeiro teve a primeira chance aos 15 minutos, quando Matheus Pereira chutou de fora da área, mas a bola passou perto do gol de Romero. O Boca teve sua melhor oportunidade aos 23 minutos, com Giménez finalizando para fora.
A equipe celeste seguiu pressionando, e Matheus Pereira acertou a trave aos 36 minutos. O Cruzeiro continuou no ataque, mas não conseguiu ampliar o placar. Aos 44 minutos, Romero fez uma grande defesa em cabeçada de Arthur Gomes, impedindo o terceiro gol cruzeirense. Após o apito final, uma confusão envolvendo jogadores de ambas as equipes e membros da comissão técnica marcou o encerramento da partida.
Ficha do jogo:
- Cruzeiro: Cássio, William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Kaiki (Marlon), Lucas Romero (Barreal), Walace (Kaio Jorge), Matheus Henrique, Matheus Pereira, Arthur Gomes (Arthur Gomes) e Juan Dinenno. Técnico: Fernando Seabra.
- Boca Juniors: Romero, Advíncula, Lema, Rojo, Blanco, Martegani (Figal), Fernández (Belmonte), Medina, Zenón (Medel), Merentiel e Giménez (Saracchi). Técnico: Diego Martínez.
- Gols: Matheus Henrique (8’/1ºT), Walace (20’/1ºT); Giménez (49’/1ºT).
- Cartões Amarelos: Zé Ivaldo, Matheus Pereira, Matheus Henrique, Lucas Villalba (C); Blanco, Fernández, Zenón, Giménez, Rojo, Medel (B).
- Cartões Vermelhos: Advíncula (0’/1ºT).
- Arbitragem: Wilmar Roldan (Col), assistido por Jhon León (Col) e John Gallego (Col), com VAR de Juan Lara (Chi).
- Motivo: Oitavas de final da Copa Sul-Americana.
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
- Horário: 21h30.
- Público: 58.323.
- Renda: R$ 3.911.669,00.