Eleições 2022: ‘Entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro’, diz Llosa, nobel de literatura

Prêmio Nobel de Literatura, o escritor peruano Mario Vargas Llosa afirmou que, apesar das “travessuras” de Jair Bolsonaro (PL), prefere o atual presidente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com suas travessuras, ele não é Lula”, comentou.

Defensor do liberalismo, Vargas Llosa insistiu que Bolsonaro “não é um candidato que desperta nosso entusiasmo”. O escritor fez duras críticas ao atual presidente brasileiro por causa da postura durante a pandemia de covid-19 e, principalmente, os ataques às vacinas.

“É um absurdo, é absurdo confrontar-se do jeito que ele (Bolsonaro) fez. Me parece uma irresponsabilidade absoluta”, disse Vargas Llosa, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1990.

Por outro lado, o autor de clássicos como “A festa do bode” destacou que “há uma espécie de paixão por Lula, principalmente na Europa”, mas lembrou que o ex-presidente brasileiro “estava na prisão”  “por ser ladrão”.

O escritor deu as declarações nesta quarta-feira (11) durante palestra em Montevidéu, capital do Uruguai, a convite do ‘think tank’ liberal Centro de Estudos para o Desenvolvimento (CED). Ele falou sobre assuntos atuais em países da América Latina, incluindo o Brasil.