A vitória da dupla Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos de Paris encerrou um jejum de oito anos sem medalhas de ouro para o Brasil nas Olimpíadas. A última vez que o país conquistou o ouro foi na edição Rio 2016, quando Bruno Schmidt e Alison Cerutti se tornaram campeões olímpicos na praia de Copacabana.
Essa conquista marca a terceira medalha de ouro do Brasil em Paris 2024, somando-se a seis de prata e nove de bronze, totalizando 18 medalhas até agora. Neste sábado (10), a seleção feminina de futebol disputa a final contra os Estados Unidos, com a medalha de prata já garantida em caso de derrota.
Ana Patrícia e Duda superaram as canadenses Melissa e Brandie por 2 sets a 1, com parciais de 26/24, 12/21 e 15/10, na final realizada nesta sexta-feira (9 de agosto). A vitória reforça a rivalidade com as canadenses, que já haviam sido derrotadas pela dupla brasileira na final dos Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, Chile.
Líderes do ranking mundial, Ana Patrícia e Duda chegaram à final após vencerem a dupla australiana Mariafe e Clancy nas semifinais. Nas quartas de final, elas superaram Tina e Anastasija, da Letônia, e nas oitavas derrotaram as japonesas Akiko e Ishii. Durante a fase classificatória, a dupla brasileira venceu todos os confrontos sem perder um set.