Dois detentos em regime semiaberto foram assassinados na manhã desta segunda-feira (25), em um ataque armado em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte. As vítimas, identificadas como Jorge Henrique de Menezes, de 28 anos, e Marcelo Lacerda Souza, de 35, estavam a caminho do trabalho quando o veículo em que estavam, um Fiat Siena, foi alvo de disparos realizados por atiradores em uma motocicleta. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
No momento do ataque, quatro presos estavam no carro. Jorge Henrique morreu no local, enquanto Marcelo foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Outros dois detentos sobreviveram: Guilherme de Carvalho Oliveira, de 37 anos, foi baleado no braço esquerdo e encontra-se hospitalizado, fora de risco. Já João Paulo Rocha Furlane, de 41 anos, aproveitou a confusão para fugir e segue foragido. Ele está sendo procurado pelas polícias Militar e Penal.
As vítimas tinham permissão judicial para trabalho externo e cumpriam pena na penitenciária José Maria Alkimin. Jorge Henrique tinha histórico prisional desde 2014, enquanto Marcelo estava no sistema penitenciário desde 2012.
A motivação do crime ainda é desconhecida, e as autoridades não sabem qual dos detentos era o alvo do ataque. A Polícia Civil assumiu a investigação, pois o crime ocorreu fora do perímetro da penitenciária. A Sejusp informou que o setor de Inteligência da Polícia Penal está colaborando com a apuração dos fatos.