Pesquisa do Instituto Quaest/Genial, divulgada nesta sexta-feira (18/03), mostra cenário indefinido na disputa pela vaga de senador por Minas Gerais.
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados nomes de candidatos ao eleitor, Cleitinho Azevedo (Cidadania), deputado estadual, lidera a disputa com 13% das intenções de voto, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) vem em segundo, com 10%, e o atual senador, Alexandre Silveira (PSD), é o terceiro, com 8% das intenções de voto.
Em seguida vem a vereadora de Belo Horizonte, Duda Salabert (PDT), com 6%, os deputados federais Marcelo Álvaro Antônio (PL) com 4% e Marcelo Aro (PP) com 2%, seguidos do presidente da Associação Mineira de Municípios, Julvan Lacerda (MDB), com 1%.
Na pesquisa estimulada, votos brancos, nulos e não pretendem votar somam 30% das intenções e outros 26% se dizem indecisos.
Na pesquisa de voto espontâneo, quando não são citados nomes de candidatos, 57% dos eleitores ouvidos disseram que ainda não escolheram um candidato e outros 38% se mostraram indecisos. Apenas 2% indicaram algum nome espontaneamente.
Metodologia
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 1.480 pessoas entre os dias 11 e 16 de março. A margem de erro é de 2,5%, para mais ou para menos. O nível de confiabilidade da pesquisa Genial/Quaest é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-00132/2022.
Eleições
Minas Gerais tem três senadores com mandato de 8 anos. Em uma eleição é escolhido um desses senadores, na eleição seguinte são eleitos os outros dois representantes.
Nas eleições de 2022 os mineiros irão votar em apenas um candidato. Ganha aquele que tiver a maioria dos votos.
Quem vencer assume a vaga ocupada por Alexandre Silveira, que é candidato à reeleição e assumiu o mandato após o ex-governador Antônio Anastasia ser empossado ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).