Uma emissora de televisão palestina vinculada ao grupo Jihad Islâmica anunciou nesta quinta-feira (26) que cinco jornalistas do canal Al Quds morreram em um ataque israelense na Faixa de Gaza. Segundo a emissora, um míssil atingiu a van de transmissão estacionada no campo de refugiados de Nuseirat.
O comunicado do canal lamentou as perdas e identificou as vítimas como Faisal Abu Al Qumsan, Ayman Al Jadi, Ibrahim Al Sheikh Khalil, Fadi Hassouna e Mohammed Al Lada’a. “Eles morreram enquanto cumpriam seu dever jornalístico e humanitário (…) Reafirmamos nossa missão de continuar nossa mensagem como mídia de resistência”, declarou a emissora.
Em resposta, o exército israelense informou que realizou “um ataque preciso contra um veículo com uma célula terrorista da Jihad Islâmica dentro dele” na região de Nuseirat. O comunicado militar destacou que foram tomadas medidas para minimizar o risco a civis, incluindo o uso de munições de precisão, vigilância aérea e inteligência adicional.
A violência ocorre no contexto da guerra em Gaza, iniciada em 7 de outubro de 2023, após ataques do movimento palestino Hamas no sul de Israel. Segundo o Sindicato de Jornalistas Palestinos, mais de 190 profissionais de imprensa morreram e pelo menos 400 ficaram feridos desde o início do conflito.