Caso Tio Paulo: sobrinha do idoso morto presta depoimento à Justiça nesta terça-feira

Nesta terça-feira (12/11), a Justiça do Rio de Janeiro realiza a primeira audiência de instrução do caso “Tio Paulo”, em que uma mulher teria levado o tio já falecido a uma agência bancária para realizar um empréstimo. A sobrinha, Érika de Souza Vieira Nunes, depõe na 2ª Vara Criminal de Bangu. A audiência, fechada para a imprensa, começou às 13h, sem previsão de término.

Érika, de 42 anos, foi denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) por estelionato e vilipêndio de cadáver. Ela foi presa em abril, mas teve a prisão preventiva revogada em maio.

O Caso

No dia 16 de abril, Érika levou seu tio Paulo Roberto Braga, de 68 anos, já morto, a uma agência bancária, onde ele supostamente assinaria um cheque de R$ 17 mil. Imagens de câmeras de segurança mostram Paulo sendo empurrado em uma cadeira de rodas, com a cabeça caída para o lado, aparentemente inconsciente.

Érika chegou com o tio em um carro de aplicativo e o levou até o banco em uma cadeira de rodas obtida no estacionamento do shopping. Uma funcionária, ao notar a situação estranha, filmou Érika falando com o cadáver e tentando fazê-lo “assinar” o documento para liberação do saque. Diante da cena, funcionários do banco chamaram a polícia.

Segundo a Polícia Civil, o Samu foi acionado e constatou que Paulo já estava morto havia cerca de duas horas ao chegar ao banco.