Casal de influenciadores envolvido em esquema de apostas online é preso na Grande BH

Um casal de influenciadores digitais foi preso em Esmeraldas, Região Metropolitana de Belo Horizonte, acusado de participar de um esquema de estelionato e outros crimes. O homem, de 27 anos, e a mulher, de 28, estão sendo investigados por exploração de jogos de azar, crimes contra a economia popular, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

A prisão aconteceu na última quinta-feira (28), e os detalhes foram divulgados pela Polícia Civil nesta segunda-feira (2). Durante a operação, realizada em um condomínio de luxo, as autoridades apreenderam bens avaliados em cerca de R$ 2 milhões, incluindo cinco automóveis de luxo, duas motocicletas, uma moto aquática e quatro quadriciclos.

Esquema de jogos de azar e marketing enganoso

Segundo o delegado Magno Machado, chefe da Divisão Especializada de Combate à Corrupção, Fraudes e Crimes Contra a Ordem Tributária, o esquema girava em torno da exploração de jogos de azar, como rifas e o “jogo do Tigrinho”. Todo o marketing era realizado pelos influenciadores por meio de senhas demo, que simulavam ganhos no jogo e induziam outras pessoas a participarem.

“Existe um link divulgado pelo influenciador. Quando alguém se cadastra, ele já recebe um valor em dinheiro. Com a senha demo, o influenciador demonstra falsos ganhos, iludindo as pessoas. Elas entram no jogo, perdem dinheiro e acabam sustentando o esquema, que virou um verdadeiro fenômeno”, explicou o delegado.

Inicialmente, o casal trabalhava com rifas, oferecendo prêmios como veículos e celulares. Contudo, as rifas exigiam a entrega física dos prêmios, o que gerava custos logísticos. Com o “jogo do Tigrinho”, hospedado em plataformas internacionais, o lucro era maior e mais imediato, com o dinheiro sendo depositado diretamente nas contas dos influenciadores.

Investigações em andamento

As investigações começaram em julho, conduzidas pelo Departamento Estadual de Combate à Corrupção e Fraudes. A partir de análises financeiras e do monitoramento de redes sociais, o casal foi identificado como responsável pela promoção e divulgação do esquema ilegal.

“O setor de inteligência está focado em identificar influenciadores digitais que exploram, de forma reiterada, jogos de azar”, afirmou Magno Machado.

Durante a operação, mandados de busca e apreensão, além de prisão temporária, foram cumpridos contra o casal. As investigações continuam, visando desmantelar a rede de crimes e prevenir novos casos de exploração financeira.