Caminhonetes furtadas são encontradas em sítio em BH durante ação de combate a desmanche

A Polícia Civil de Belo Horizonte encontrou três caminhonetes furtadas, a carcaça de um carro e um motor avulso, todos registrados como produtos de furto, em um sítio no bairro Jaqueline, na região Norte da capital. No local, também foram encontradas ferramentas usadas para adulteração de veículos.

Durante a operação, realizada na quinta-feira (5) e divulgada na sexta-feira (6), dois homens, de 18 e 37 anos, foram presos, e um adolescente de 16 anos foi apreendido. A ação faz parte de um esforço de combate ao desmanche de veículos.

Segundo o delegado-geral Daniel Barcelos, as caminhonetes apreendidas estão avaliadas em cerca de R$ 500 mil. A operação é resultado de uma investigação da 1ª Delegacia Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores, que identificou o sítio como um possível centro de desmanche de carros roubados e furtados.

O delegado Filype Utsch destacou que a investigação já estava em andamento há meses e continuará com o objetivo de prender todos os envolvidos no esquema. Segundo o delegado Sérgio Belizário, o grupo é suspeito de estar por trás de grande parte dos furtos de caminhonetes de alto valor na cidade, incluindo dois veículos furtados na última quarta-feira (4), nos bairros Guarani e Itapuã.

Filype também mencionou a dificuldade da polícia em rastrear o destino das peças furtadas, que são frequentemente vendidas por meio de ferramentas digitais, além da fiscalização constante de comércios de peças automotivas e ferros-velhos.