‘Cabeças’ do crime organizado morrem em confronto com a PM na Grande BH

Dois criminosos considerados de alta periculosidade foram mortos após um confronto com a Polícia Militar durante uma operação realizada nesta sexta-feira (13) em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os suspeitos, que estavam armados e escondidos em uma residência, não obedeceram às ordens de rendição e trocaram tiros com os policiais.

Durante o tiroteio, ambos foram baleados e, posteriormente, levados a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde não resistiram aos ferimentos. As armas utilizadas pelos criminosos — uma pistola calibre 380 e uma pistola calibre .40 — foram apreendidas pelos agentes.

Suspeita de Ligação com Facção Criminosa do Rio de Janeiro

Os dois homens eram suspeitos de ligação com a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), que atua no Rio de Janeiro. Conhecidos pelos apelidos “Mikinho” e “DK”, eles eram apontados como líderes do crime organizado no bairro Vila da Paz, em Contagem, também na região metropolitana de Belo Horizonte. Juntos, acumulavam mais de 70 registros criminais, incluindo homicídios, tráfico de drogas e posse ilegal de armas.

Neste ano, “DK” já havia sido preso em Ribeirão das Neves, também na região metropolitana, portando armas e drogas. Na ocasião, ele tentou se passar pelo irmão para enganar a polícia, mas foi identificado através do aplicativo de reconhecimento facial utilizado pela PM.

Já “Mikinho” foi preso em junho, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, durante uma operação policial em área controlada pelo TCP. Durante essa ação, dois policiais acabaram morrendo.