Brasil derruba Itália e conquista medalha de bronze no judô por equipes mistas

Neste sábado, 3 de agosto, o Brasil conquistou a medalha de bronze na competição de equipes mistas de judô, ao vencer a Itália com o placar de 4 a 3. Este é um feito histórico, marcando a primeira vez que o Brasil conquista uma medalha por equipes no judô em uma Olimpíada. A categoria de equipes mistas foi introduzida nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e foi a última disputa de judô nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

As vitórias brasileiras foram garantidas por Rafael Macedo, a campeã olímpica Bia Souza e Rafaela Silva, que venceu duas vezes, sendo uma delas na batalha decisiva. Leonardo Gonçalves, Willian Lima e Ketleyn Quadros foram derrotados.

Além da medalha de bronze, o Brasil já havia conquistado três outras medalhas em Paris: ouro com Beatriz Souza, prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta. Esta é a primeira vez desde 2000 que o Brasil consegue duas finais olímpicas em uma mesma edição dos Jogos. O desempenho deste ano é equivalente ao de Londres 2012, quando o país também conquistou quatro medalhas.

A equipe brasileira teve um percurso desafiador, começando com uma vitória sobre o Cazaquistão e uma derrota para a Alemanha, seguida por uma vitória na repescagem contra a Sérvia por 4 a 1, antes de disputar o terceiro lugar contra a Itália.

O time brasileiro era composto por Beatriz Souza (+70kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (70kg), Daniel Cargnin (73kg), Rafael Macedo (90kg), Léo Gonçalves (+90kg), Rafael Silva, o Baby (+100kg), e Willian Lima (-66 kg).