A BR-381, conhecida como “rodovia da morte” devido ao elevado número de acidentes, terá melhorias significativas após a assinatura do contrato de concessão, realizada nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A concessão, vencida pela 4UM Investimentos, inclui o investimento de R$ 9,3 bilhões no trecho de 303,4 km entre Governador Valadares e Belo Horizonte. O grupo criará a Concessionária Nova 381, responsável pela gestão, manutenção e obras estruturantes na rodovia pelos próximos 30 anos.
Duplicações e melhorias para a segurança da BR-381
Entre as principais obras previstas estão a duplicação de trechos, correção de traçados sinuosos e implementação de pistas de escape. A iniciativa busca reduzir os altos índices de acidentes na estrada, que registrou 3.960 ocorrências e 420 mortes entre 2018 e 2023, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
O contrato também prevê isenção de pedágio no primeiro ano de operação, descontos para usuários frequentes e sistemas de pagamento automático, tornando a rodovia mais acessível para motoristas e moradores das 13 cidades diretamente impactadas.
Modelo de concessão atrai investidores
Após três tentativas frustradas de leilão, o projeto foi ajustado pelo Ministério dos Transportes para aumentar a atratividade para investidores. Riscos geológicos e de engenharia foram mitigados, e o critério de seleção foi a menor tarifa de pedágio, garantindo preços mais acessíveis para os usuários.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o equilíbrio do modelo de concessão. “Hoje o Brasil tem um modelo sustentável, com rentabilidade diferenciada para obras simples e complexas. O foco é baratear o pedágio sem comprometer a qualidade das obras.”
Além disso, o governo federal investirá R$ 1 bilhão em dois lotes próximos a Belo Horizonte, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Críticas e ausências
A ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi comentada durante o evento. O presidente Lula destacou que as obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui demandas indicadas pelos próprios governadores.
“Ele deveria, pelo menos, agradecer. O acordo das dívidas dos estados com a União foi algo que nenhum outro presidente fez. O governador de Minas deveria reconhecer isso”, declarou Lula.
Importância da BR-381 para Minas Gerais
Construída na década de 1960, a BR-381 conecta São Mateus (ES) a São Paulo (SP), passando por Minas Gerais. É um dos principais corredores logísticos do país, com tráfego médio de 24,7 mil veículos por dia.
As melhorias prometem não apenas reduzir os acidentes, mas também impulsionar a economia local, beneficiando diretamente o transporte de produtos industriais e a mobilidade entre as regiões atendidas.