No último domingo, os bombeiros de Minas Gerais foram ovacionados por um resgate emocionante de uma idosa de 97 anos, que se viu isolada em sua residência na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, devido às intensas chuvas que assolaram o estado nas últimas semanas. Com 28 homens enviados para auxiliar nas operações de resgate das vítimas das inundações, as imagens capturaram o momento tocante em que os agentes removeram a senhora do local, colocando-a em um barco enquanto eram aplaudidos.
Enquanto isso, os militares mineiros continuam suas missões de busca e salvamento nesta segunda-feira, em meio à tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. Até o momento, o estado já lamenta 83 mortes confirmadas, enquanto 111 pessoas permanecem desaparecidas e 276 estão feridas.
Segundo a Defesa Civil estadual, cerca de 19.368 pessoas encontram-se desabrigadas, abrigadas em locais fornecidos pelo governo, enquanto 121.957 foram desalojadas. Dos 497 municípios gaúchos, 345 foram afetados pelas torrenciais chuvas.
Desde sua chegada na quinta-feira passada, os 28 bombeiros de Minas Gerais resgataram aproximadamente 781 pessoas, conforme relatou o major Heitor, do Comando Especializado de Bombeiros Militar. Dentre essas operações, destaca-se o salvamento de 431 pessoas isoladas em Bento Gonçalves, realizado no sábado.
Para intensificar os esforços de busca e salvamento, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou no domingo o envio de mais dois helicópteros, totalizando quatro aeronaves mineiras destinadas ao auxílio ao Rio Grande do Sul.
Além disso, o governo de Minas também mobilizou 20 técnicos da Copasa para colaborar na restauração das estações de tratamento de água, danificadas pelas inundações. O objetivo é que esses profissionais auxiliem na manutenção dos sistemas elétricos e das bombas, além de contribuir para a vigilância e controle da qualidade da água tratada.