Com a desistência do presidente dos EUA, Joe Biden, à corrida presidencial neste domingo (21), a vice-presidente Kamala Harris é uma das favoritas para assumir a candidatura democrata e disputar a eleição contra Donald Trump.
A renúncia de Biden à candidatura abre os horizontes do Partido Democrata para decidir a nova chapa do partido. Kamala Harris ganhou o apoio de Biden e de outros políticos do partido que também se manifestaram a favor. No entanto, alguns nomes fortes do partido, como o ex-presidente Barack Obama e a líder emérita dos democratas, Nancy Pelosi, não declararam apoio a Kamala em seus pronunciamentos pós-desistência de Biden. Obama e Pelosi desempenharam um trabalho importante nos bastidores para convencer Biden a deixar a disputa.
Apoios a Kamala Harris
Bill e Hillary Clinton são os maiores nomes do partido que apoiaram Kamala até o momento. Eles afirmaram que “farão o que puderem para apoiá-la” e que “agora é a hora de apoiar Kamala Harris e lutar com tudo o que temos para elegê-la. O futuro da América depende disso.” Bill Clinton é ex-presidente dos EUA e Hillary é ex-secretária de Estado e foi a candidata democrata nas eleições de 2016 contra Donald Trump.
Segundo fontes da Reuters, os presidentes estaduais do Partido Democrata de todos os 50 estados dos EUA apoiam Kamala Harris. Eles realizaram uma reunião por vídeo neste domingo (21) e houve unanimidade para endossar a vice-presidente como candidata do partido.
Alguns políticos democratas em exercício também declararam apoio à Kamala:
- A senadora Patty Murray disse que apoia Harris “100%”.
- O deputado Jim Clyburn, um dos aliados mais próximos de Biden, afirmou: “Estou orgulhoso de seguir sua liderança em apoio à candidatura dela”.
- O senador Mark Warner disse que ela “tem a experiência, energia e determinação para liderar nossa nação”.
- O senador Chris Murphy disse que estará “entusiasticamente apoiando minha amiga”.
- A senadora Mazie Hirono, a senadora Tina Smith, o senador Tim Kaine e a senadora Laphonza Butler também disseram que apoiariam Harris.
- O governador da Carolina do Norte, Roy Cooper.
Pronunciamentos de Obama e Pelosi
Tanto Barack Obama quanto Nancy Pelosi elogiaram Biden em seus pronunciamentos, mas não endossaram Kamala Harris. Ambos mencionaram o Comitê Nacional Democrata ao indicar o desejo de que ele realize um processo aberto e transparente considerando diversos candidatos do partido à indicação.
“Navegaremos por águas desconhecidas nos próximos dias,” disse Obama em uma declaração. “Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual um nomeado excepcional emerja.”
Outras possíveis candidaturas democratas
Com a vaga de candidato democrata na disputa eleitoral em aberto, outros grandes nomes dentro do partido e potenciais concorrentes de Kamala Harris pela indicação não endossaram o nome de Harris em seus pronunciamentos pós-renúncia de Biden.
Este é o caso dos governadores Gretchen Whitmer, de Michigan, e JB Pritzker, de Illinois. Nenhum deles mencionou explicitamente apoio a Harris em suas declarações e se limitaram a dizer que continuariam trabalhando para impedir a eleição de Trump.
Os governadores da Califórnia e da Pensilvânia, Gavin Newsom e Josh Shapiro, respectivamente, não haviam endossado Kamala em seus primeiros pronunciamentos, mas horas depois declararam apoio à vice-presidente. “Farei tudo ao meu poder para ajudar a eleger Kamala Harris como a 47ª presidente dos EUA”, disse Shapiro. “Com nossa democracia em jogo, ninguém é melhor para vencer a visão sombria de Trump que Kamala”, afirmou Newsom.
O deputado Dean Phillips, que foi candidato brevemente nas primárias democratas no início do ano e poderia ser um potencial concorrente de Kamala, disse que concorda com Obama em um processo “breve, transparente e competitivo” para escolha do candidato democrata. “Realizem uma pesquisa informal entre os delegados democratas sobre candidatos potenciais e convidem Kamala Harris e os três principais outros candidatos mais votados para uma série de quatro encontros transmitidos ao vivo com audiências de delegados antes da votação na convenção”, sugeriu Phillips.
O senador Sherrod Brown também não mencionou Kamala Harris em seu pronunciamento, apenas elogiou e agradeceu Joe Biden.
Outras vozes do partido
Dmitri Mehlhorn, conselheiro de Reid Hoffman, fundador do LinkedIn e grande doador democrata, declarou apoio a Kamala Harris e a chamou de “o sonho americano personificado”, observando que ela é filha de imigrantes: “mal posso esperar para ajudar a eleger a Presidente Harris.”
O senador dos EUA Peter Welch, o primeiro democrata do Senado a pedir para Biden desistir de sua candidatura à reeleição, também pediu um processo aberto para nomear um novo candidato do partido.
Kamala honrada com apoio de Biden
A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, disse que está honrada com o apoio de Joe Biden e que vai fazer de tudo para unir o Partido Democrata e os EUA para derrotar Donald Trump nas eleições em novembro. “Em nome do povo americano, agradeço a Joe Biden por sua liderança extraordinária como Presidente dos Estados Unidos e por suas décadas de serviço ao nosso país. Estou honrada por ter o apoio do presidente e minha intenção é merecer e ganhar esta nomeação. Farei tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata — e unir nossa nação — para derrotar Donald Trump e sua extrema agenda Projeto 2025. Se você está comigo, faça uma doação agora mesmo”, disse Kamala.
Logo após desistir da corrida presidencial neste domingo (21), Biden anunciou apoio à Kamala na corrida eleitoral. O nome de Harris ainda não foi confirmado oficialmente para assumir a candidatura democrata, mas diversos nomes do partido já estão manifestando apoio a ela. A vice-presidente pode enfrentar concorrência de outros nomes fortes no partido.
Reação de Trump
O candidato republicano Donald Trump disse após a renúncia de Biden que crê ser mais fácil derrotar Kamala na disputa do que Joe Biden.