Avião de resgate com 229 brasileiros deixa o Líbano

Os primeiros 229 brasileiros resgatados em Beirute deixaram o Líbano na noite de sábado (horário local) a bordo de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado de Lisboa para a missão. Eles devem chegar a Portugal nas próximas horas.

Em uma nota conjunta, a FAB, o Ministério da Defesa e o Ministério das Relações Exteriores anunciaram o progresso da operação de retirada:

“A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), usada na Operação ‘Raízes do Cedro’, do Governo Federal, decolou de Beirute, no Líbano, às 13h18 (horário de Brasília) deste sábado (5/10). A bordo estão 229 resgatados e 3 pets. O avião fará uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento antes de seguir para o Brasil.”

Estima-se que cerca de 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e o Ministério das Relações Exteriores contabilizou aproximadamente 3 mil cidadãos interessados em deixar o país. A operação tem como objetivo repatriar até 500 pessoas por semana.

O Líbano enfrenta uma escalada de conflito entre Israel e o Hezbollah desde o final de setembro, após ataques que resultaram na morte do comandante supremo do Hezbollah, Hassan Nasrallah. O cenário piorou com operações terrestres israelenses no sul do Líbano e o lançamento de mísseis pelo Irã contra Israel. (Com informações da Agência Brasil)