Avião da Voepass faz pouso fora de rota em MG por ‘questão técnica’

Um avião da Voepass Linhas Aéreas, que fazia o trajeto entre Rio Verde (GO) e Guarulhos (SP), precisou realizar um pouso fora da rota planejada na cidade de Uberlândia, localizada no Triângulo Mineiro. De acordo com a companhia aérea, a mudança de rota foi necessária devido a uma “questão técnica”, embora a empresa não tenha fornecido mais detalhes sobre o ocorrido.

O voo PTB 2211, operado por uma aeronave ATR 72-600, transportava 38 passageiros no momento do desvio. A companhia informou que todos os sistemas operacionais da aeronave estavam funcionando normalmente durante o pouso. Além disso, garantiu que os passageiros serão reacomodados em outros voos para que possam chegar ao destino final.

Dados do Flight Radar 25 indicam que a aeronave decolou de Rio Verde às 18h03 e pousou em Uberlândia às 19h15.

Acidente em Vinhedo

Na sexta-feira anterior (9), um avião ATR 72, também da Voepass, caiu em Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave, que realizava o voo 2283, estava em rota de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) e caiu em uma área residencial do condomínio Recanto Florido, no bairro Capela. A queda resultou na morte de todos os 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo.

Apesar da coincidência temporal, a Voepass afirma que não há relação entre o pouso técnico em Uberlândia e o acidente ocorrido em Vinhedo.

O avião acidentado decolou às 11h50 e tinha previsão de chegada às 13h40. De acordo com o site Flight Aware, que monitora voos em tempo real, a aeronave perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto, a partir das 13h21. Segundo a Força Aérea Brasileira, o avião deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo no mesmo horário. O piloto não teria declarado emergência nem reportado condições meteorológicas adversas antes da queda.