Neste domingo (6), o avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo de volta 229 brasileiros e três pets. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente para recepcionar o grupo e fez um breve discurso, no qual criticou a violência de Israel, afirmando que o Brasil é um país que busca a paz e não deseja guerra.
O retorno do avião ao Líbano está previsto para as 14h deste domingo, com o objetivo de repatriar mais brasileiros. Segundo o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, o plano é que a operação se mantenha contínua, com a meta de trazer cerca de 500 pessoas por semana. A próxima chegada de repatriados ao Brasil deve ocorrer na terça-feira (8).
Esse voo faz parte da Operação Raízes do Cedro, uma ação do governo federal para repatriar brasileiros em meio ao aumento dos conflitos na região. Estima-se que aproximadamente 20 mil brasileiros residam no Líbano, e cerca de 3 mil já manifestaram interesse em retornar ao Brasil.