Auxílio Reconstrução: famílias devem confirmar dados a partir de hoje

As famílias desalojadas e desabrigadas de 369 municípios do Rio Grande do Sul podem agora confirmar as informações do responsável de cada uma das famílias cadastradas pelas prefeituras gaúchas no site do Auxílio Reconstrução, a partir desta segunda-feira, dia 27.

O valor de R$ 5.100,00 será disponibilizado em uma única parcela pelo governo federal, limitado a um recebimento por família afetada pelas cheias. Este auxílio financeiro será destinado à aquisição de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam devido às enchentes.

Após a confirmação das informações pelo cidadão, os dados da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para verificação e pagamento, o qual ocorrerá em até 48 horas, diretamente na conta do responsável familiar cadastrado.

O governo federal previu que o sistema para confirmação dos dados do responsável familiar cadastrado estaria disponível a partir desta segunda-feira. No entanto, até o momento do fechamento desta reportagem, o site ainda não estava acessível. A assessoria de imprensa confirmou à Agência Brasil que a página virtual será ativada nesta segunda-feira, sem um horário específico previsto.

Passo a passo:

As famílias contempladas são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais atingidas pelas enchentes no estado e identificadas pelas prefeituras. O auxílio é destinado àquelas que tiveram perdas de bens e/ou que deixaram suas casas, temporária ou permanentemente. O benefício não se estende aos proprietários de comércios danificados.

Até o momento, estão inclusos no Auxílio Reconstrução 369 municípios gaúchos, os quais tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, conforme lista divulgada pelo órgão.

Se a família atender a esses critérios, o responsável por aquele núcleo familiar deverá acessar o site do Auxílio Reconstrução, clicar na aba “Sou Cidadão” e entrar com a conta registrada no portal do governo federal Gov.br, utilizando o login e senha cadastrados.

O responsável familiar deverá conferir e atestar os nomes completos e os CPFs próprios e dos integrantes daquela família, endereço completo de residência e telefone de contato.

Caso ocorra algum erro de cadastro, os cidadãos deverão contatar imediatamente a prefeitura para corrigir os dados, como CPF, endereço ou nome.

A rapidez da correção por parte do órgão municipal possibilitará que o Auxílio Reconstrução chegue mais rapidamente às famílias atingidas pela tragédia.