O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou a judoca Beatriz Souza, campeã dos Jogos Olímpicos de Paris, com a Medalha Exército Brasileiro durante a cerimônia do Dia do Soldado, realizada nesta quinta-feira (22) em Brasília. Além de Beatriz, também foram condecorados o judoca Guilherme Schmidt e a jogadora de vôlei Natália Araújo, ambos medalhistas de bronze na competição realizada em julho e agosto.
Após a cerimônia, Beatriz expressou seu orgulho em fazer parte do Programa Atletas de Alto Rendimento, uma iniciativa do Ministério da Defesa que apoia o desenvolvimento do esporte nacional. “É uma honra ser militar, é mais que um incentivo nas nossas vidas e nos ajuda a focar, simplesmente, no esporte”, afirmou.
O programa seleciona atletas por meio de editais que consideram resultados em competições nacionais e internacionais. Os selecionados se tornam militares temporários por até oito anos e recebem benefícios como suporte médico, fisioterapia, psicologia esportiva, e acesso a instalações esportivas do Exército. Atualmente, 165 atletas de diversas modalidades, como boxe, natação, judô, e atletismo, são apoiados pelo programa.
A Medalha Exército Brasileiro é concedida a cidadãos que prestaram serviços relevantes à Força. Além dos atletas, outras autoridades e organizações civis e militares foram condecoradas.
Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), o presidente Lula expressou seu orgulho pelos atletas brasileiros que “lutaram com garra para trazer medalhas para o Brasil”.
O evento também prestou homenagem aos cerca de 34 mil militares envolvidos no resgate de mais de 71 mil pessoas e 10 mil animais durante as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em abril e maio. O 2° Batalhão de Aviação do Exército recebeu a insígnia de bandeira da Medalha do Pacificador em reconhecimento aos esforços de resgate e transporte na região, uma condecoração destinada a aqueles que se destacaram por atos de abnegação, coragem e bravura, mesmo em tempos de paz.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro da Defesa, José Múcio, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e outros representantes civis e militares. O Dia do Soldado é celebrado em homenagem ao nascimento do marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército, em 25 de agosto de 1803.