Atleta do Tottenham é suspenso após comentários racistas contra colega de equipe

O meio-campista uruguaio Rodrigo Bentancur, jogador do Tottenham e da seleção uruguaia, foi suspenso por sete partidas e multado em 100.000 libras por um comentário racista direcionado ao companheiro de equipe Son Heung-min. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela Football Association (FA).

O caso e a punição

De acordo com a FA, Bentancur violou as regras E3.1 e E3.2, que tratam de condutas inadequadas com agravante de discriminação. Em nota, a entidade considerou o episódio como grave:

“Foi alegado que o meio-campista do Tottenham Hotspur agiu de maneira imprópria e usou palavras abusivas e/ou insultuosas, desacreditando o jogo. A violação foi agravada por incluir referência, expressa ou implícita, à nacionalidade, raça ou origem étnica.”

O incidente ocorreu em junho deste ano, durante a participação de Bentancur em um programa de televisão uruguaio. Quando o apresentador pediu uma camisa de Son, Bentancur respondeu com uma frase considerada ofensiva:

“A do Sonny? Ou de um dos primos do Sonny, já que todos são mais ou menos iguais.”

Reações e desculpas

Após a repercussão negativa, Bentancur pediu desculpas publicamente, admitindo seu erro. O atacante sul-coreano Son Heung-min também se manifestou, aceitando as desculpas do colega:

“Ele cometeu um erro, sabe disso e pediu desculpas. Lolo [Bentancur] nunca teria a intenção de dizer algo ofensivo intencionalmente. Somos irmãos, e nada mudou.”

Consequências

Com a suspensão de sete jogos, Bentancur desfalcará o Tottenham por um período significativo. A punição é parte das medidas rigorosas adotadas pela FA para combater qualquer tipo de discriminação no futebol.