Nesta quarta-feira (20/04), o deputado estadual Arthur do Val, o ‘Mamãe Falei’, (União Brasil-SP), renunciou ao mandato. A decisão foi tomada em meio ao seu processo de cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Em nota, o deputado disse que “sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições. Estou sendo vítima de um processo injusto e arbitrário dentro da Alesp. O amplo direito a defesa foi ignorado pelos deputados, que promovem uma perseguição política”.
Arthur do Val disse ainda que renuncia ao mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram nele e para que não vejam seus votos “sendo subjugados pela Assembleia”. Ele diz ainda para não pensarem que ele vai desistir. “Continuarei lutando pelos meus direitos”, completou.
A escolha de ‘Mamãe Falei’ não interrompe o processo de cassação do qual ele é alvo na Alesp e que pode torná-lo inelegível por oito anos. Ele é julgado por quebra de decoro parlamentar em razão de falas sobre mulheres ucranianas.