A avaliação tem como objetivo mensurar os resultados de aprendizagem para a realização de intervenções pedagógicas
Uma novidade na aplicação das avaliações intermediárias – que estão em andamento até 30/6 na rede estadual de ensino mineira – é o uso da tecnologia para otimizar o trabalho dos professores. Os profissionais podem fazer o uso do aplicativo ‘CAEd Avaliação’ para a coleta das respostas e, em questão de segundos, o aplicativo contabiliza os dados de forma ágil e segura. A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi implantada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Todos os professores podem baixar o aplicativo para realizar a leitura da folha de respostas. Basicamente, é só apontar a câmera do celular para a folha e ele realiza a identificação das respostas feitas pelos estudantes.
“Facilita muito o trabalho de transcrição. Antes tínhamos que lançar item por item de cada questão. Agora o aplicativo consegue ler todas as respostas de uma só vez. Isso é excelente e achei maravilhoso. Era bem difícil inserir os dados dos quatro cadernos de provas da minha turma que tem 36 alunos. Inseri 100% de toda a turma pelo aplicativo e foi super rápido”, conta a professora de Matemática da Escola Estadual Luiz Borges Ferreira Gonzaga, de Rio Manso, Rosiane Teixeira de Souza, que de início ficou desconfiada. “Eu tive um certo receio quanto à novidade e achei que eu não daria conta, mas logo de primeira eu consegui”, conta a professora que tem 25 anos de profissão.
Aplicação vai até 30/6
As aplicações das provas da Avaliação Intermediária estão em curso e seguem até 30/6 para os estudantes matriculados nas turmas regulares do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de Correção de Fluxo. As provas podem ser impressas ou on-line, via web ou aplicativo. Os cadernos de testes são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos nas provas com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio e difícil).
A Avaliação Intermediária pretende verificar se os objetivos de aprendizagem estabelecidos foram atingidos pelos estudantes, bem como permitir o levantamento de dados para que os professores possam realizar um trabalho de recuperação e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam. Possibilitando, assim, qualificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem individualmente, ao longo do ano letivo.
Critério para o Prêmio Escola Transformação
A Avaliação Intermediária também fornece as informações de participação e desempenho dos estudantes, que vão embasar o cálculo do índice que a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) usa para a aplicação do Prêmio Escola Transformação. Neste prêmio, que terá nova etapa no segundo semestre de 2023, as escolas são premiadas com recursos disponibilizados para aplicação em projetos pedagógicos.
Com início em 2021, o Prêmio Escola Transformação busca reconhecer as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais. Neste ano, já foram distribuídos mais de 600 prêmios para quase 500 escolas, somando cerca de R$ 50 milhões destinados à implementação de projetos pedagógicos que beneficiem as comunidades escolares, em consonância com o Currículo Referência de Minas Gerais.