América conquista grande vitória fora e entra de vez na briga por Libertadores

O América deu mais um passo fundamental para brigar por vaga na Copa Libertadores. Mesmo jogando fora de casa, o Coelho fez um jogo seguro, ofensivo e superou o Red Bull Bragantino por 4 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid. Com a vitória deste sábado (5), a segunda seguida na Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini chega aos 52 pontos, pulando momentaneamente para a sétima colocação, e entra de vez na briga por vaga no torneio torneio sul-americano.  Juninho (2), Henrique Almeida e Everaldo garantiram os três pontos no duelo da 36ª rodada. Lucas Cândido descontou para os donos da casa. 

O triunfo em Bragança Paulista foi o sexto do América como visitante neste Brasileirão. Em 18 partidas, o Coelho ainda soma quatro empates e oito derrotas. Além disso, a vitória no interior paulista serviu para “devolver” o revés sofrido no primeio turno, quando a equipe mineira foi derrotada por 3 a 0, em 17 de julho, pela 17ª rodada, no Independência

Se a vitória sobre o Internacional por 1 a 0 na última quarta-feira (2) serviu para o grupo americano recuperar a confiança, a jornada bem-sucedida deste sábado dá ainda mais ânimo para encarar o Palmeiras na quarta-feira (9), às 21h30, no Allianz Parque. Sobretudo, porque o Verdão já garantiu o título de forma antecipada.

O Bragantino, por sua vez, segue em 13º lugar, com 44 pontos, mas pode perder posição no encerramento da rodada. Na quarta-feira, o Massa Bruta encara o Fortaleza, às 20h30, no Castelão.

Primeiro tempo movimentado e de muitos gols

O América fez uma primeira etapa tranquila, embora tenho levado dois sustos logo no início do confronto. No entanto, Matheus Cavichioli, de forma espetacular evitou a abertura do marcador. Na sequência, o vacilo foi do Bragantino. Pressionado, o goleiro Cleiton errou na saída da jogada e Juninho não desperdiçou. Roubou a bola e mandou para o fundo da rede, aos 5 minutos.

O Coelho não mudou a postura. Marcou com precisão e tentou atacar o Bragantino, com as principais ações ofensivas passando pelos pés de Benítez, meia de muita qualidade no posicionamento e na batida da bola. Embora o duelo estivesse favorável aos visitantes, o zagueiro Ricardo Silva meteu a mão direita na bola ao tentar interceptar um cruzamento e Marcelo de Lima Henrique marcou a penalidade, após revisar o lance no VAR. Luan Cândido bateu e empatou, aos 17.

O erro não foi capaz de desestabilizar o América, que seguiu impondo seu jogo, buscando o ataque a todo tempo, em velocidade. Em cobrança de falta alçada à área por Benítez, o time mineiro ampliou. Conti escorou de cabeça e Henrique Almeida marcou, aos 24. Novamente, o árbitro checou o lance no VAR, antes de confirmar o gol.

O Bragantino sentiu o segundo golpe e não conseguiu levar perigo à defesa do Coelho, que seguiu dominando o confronto. Em uma saída rápida pela esquerda, Benítez encontrou Juninho livre, que cruzou rasteiro para o meio da área. Henrique Almeida, desequilibrado, mandou, de mão, para o gol. O assistente marcou impedimento na origem da jogada, equivocadamente. Marcelo de Lima Henrique recorreu novemante ao árbitro de vídeo e assinalou pênalti de Lucas Cândido no atacante do América. Everaldo bateu e ampliou o placar, aos 42.

Bragantino parte para cima de forma ineficiente e toma o quarto gol

Com a obrigação de tentar o empate, o Bragantino voltou do vestiário tentando pressionar o América. Contudo, sem sucesso. O Coelho seguiu a postura da primeira etapa, marcando forte e buscando chegar à meta de Cleiton, de forma consciente. 

O Massa Bruta conseguiu ter posse de bola, mas falhou no momento de organizar a jogada. Quando conseguiu levar perigo, parou em Matheus Cavichioli ou no travessão, como no chute de Helinho.

No contragolpe, o América teve chance de ampliar, mas Matheusinho, cara a cara com Cleiton, bateu em cima do goleiro do  Bragantino. Quando o jogo se encaminhava para o final, o volante Juninho marcou o segundo e definiu a partida, aos 44.

Ficha Técnica 

Red Bull Bragantino 1 x 4 América

Red Bull Bragantino: Cleiton; Aderlan, Kevin, Natan e Luan Cândido; Raul (Jadsom), Lucas  Evangelista (Carlos Eduardo) e Hyoran (Miguel); Artur (Wellington), Popó (Alerrandro) e Helinho Técnico: Maurício Barbieri

América: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Conti, Ricardo Silva e Marlon (Danilo Avelar); Juninho, Ale e Benítez (Matheusinho); Everaldo (Lucas Kal), Henrique Almeida (Wellington Paulista) e Felipe Azevedo (Aloísio) Técnico: Vagner Mancini

Estádio: Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)

Gol: Juninho, aos 5, Luan Cândido, aos 17, Henrique Almeida, aos 24, Everaldo, aos 42 minutos do primeiro tempo; Juninho, aos 44 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Ricardo Silva, Alê (A); Kevin, Raul, Luan Cândido, Natan, Aderlan, Artur, Popó (B)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)

Assistentes:Nailton Junior de Sousa Oliveira e Renan Aguiar da Costa (ambos do CE)

Público: 2.722

Renda – R$ 50.960,00