Acordo de Mariana terá R$2,3 bilhões para duplicação da BR-356 até Ouro Preto e Mariana

O acordo de repactuação de Mariana, previsto para ser fechado na próxima semana, destinará R$ 2,3 bilhões para as obras na BR-356, que liga a BR-040, na saída de Belo Horizonte, às cidades de Ouro Preto e Mariana.

Essa obra foi uma exigência do governador Romeu Zema (Novo), atendendo a uma demanda das populações dessas duas cidades históricas de Minas Gerais. A expectativa é que a consulta pública sobre o projeto ocorra ainda este ano, e as obras comecem no primeiro semestre do ano que vem.

Os governos de Minas Gerais e do Espírito Santo estão negociando a inclusão de várias obras de infraestrutura e melhorias urbanas nas comunidades afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana, ocorrido em 2015. Entre as demandas, está a duplicação da BR-262, no Espírito Santo, uma exigência do governo capixaba.

O processo de repactuação, que já dura mais de três anos, envolve negociações entre as mineradoras Vale, Samarco e BHP, além dos governos de Minas Gerais, Espírito Santo e federal. O acordo também contou com a participação dos ministérios públicos estaduais e as advocacias da União e dos estados.