Absurdo: SAAE de Itabira ignora as inúmeras reclamações e reajusta em quase 16% nas tarifas de água e esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) anunciou um reajuste de 15,67% nas tarifas de água e esgoto, em vigor desde 1º de outubro, após a aprovação da proposta pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG). A medida, segundo o coordenador de regulação da Arisb-MG, Guilherme Augusto Silva Araújo, tem como objetivo impulsionar melhorias na infraestrutura local.

O aumento ocorre em meio a intensas críticas contra o serviço prestado pelo Saae, atingindo seu auge quando uma água de coloração muito suja foi distribuída em vários bairros da cidade no início de novembro. Após investigação conjunta entre o município e forças policiais, foi descoberto que a empresa Minax foi responsável pela contaminação.

O reajuste nas tarifas, de acordo com o Saae, visa financiar melhorias que incluem reformas em reservatórios, na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Laboreaux, e a construção da ETE Senhora do Carmo. Além disso, o Saae promete investir na aquisição de macromedidores, equipamentos que possibilitam a obtenção de dados de vazão e volume de forma instantânea.

As alterações nas contas variarão de acordo com as categorias (residencial, residencial tarifa social, comercial, industrial e pública), faixas de consumo e serviços (água e esgoto). Um usuário residencial que possui os serviços de água e esgoto e consome 10m³ receberá uma fatura mensal de R$ 61,21, representando um acréscimo de R$ 8,29. O Saae enfatiza que o reajuste é crucial para o aprimoramento do saneamento básico em Itabira, visando o bem-estar da comunidade.