5 dicas para evitar cair no golpe da pirâmide financeira

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que, entre janeiro e fevereiro do ano passado, 14.885 foram vítimas de estelionato em Minas. No mesmo período deste ano, o número chegou a 18.954, um aumento de 27%.

Quase 19 mil pessoas caíram em golpes em Minas entre janeiro e fevereiro de 2022

Mas como se prevenir de cair no golpe da pirâmide financeira e se tornar a próxima vítima? O educador financeiro Matheus Machado explica como evitar cair na promessa de dinheiro fácil:

#1 Não há retorno alto em curto prazo

De acordo com Matheus, não existe retorno de investimento com altas taxas de juros e em curto prazo.

“Se veio com uma promessa de ganho muito alto, uma promessa muito acima da média e que você fala ‘nossa, é dinheiro demais, eu também quero’, pisa no freio. Dá uma pesquisada, procura referências de pessoas que tenham uma segurança, uma credibilidade e tire aquela dúvida. Tudo aquilo que parece muito a gente tem que desconfiar”, disse ele.

#2 Desconfie dos dados

“O golpe vem acompanhado normalmente de dados, ele vem acompanhado até de fontes. Aquela pessoa que está ali dando o golpe, ela monta uma notícia falsa em um site”, alertou o educador financeiro.

Pesquise locais de confiança e peça ajuda para amigos que têm mais conhecimento no assunto do que você.

#3 Fique atento à pressão de quem ofereceu o serviço

“Ele força o futuro investidor a decidir de forma muito rápida. Ele diz, ‘olha, essa condição de 10% ao mês é só até amanhã. Você precisa entrar, você precisa colocar o dinheiro’. Esse é um primeiro ponto”, lembrou Matheus.

#4 Atenção às obrigatoriedades que acompanham o investimento

“A pirâmide em geral vem acompanhada de uma obrigatoriedade, de você fazer um aporte inicial maior. Então, você tem que colocar um valor inicial maior no início e, normalmente, ela pede que as pessoas também busquem outras pessoas. É por isso que, muitas vezes, formas até legítimas de venda porta a porta, por exemplo, de comércio, de vestuário, são confundidas com pirâmides. A pirâmide quer que você chame os seus amigos”, explicou.

#5 Procure o Banco Central

“Qualquer instituição financeira tem que ser cadastrada, aprovada e registrada junto ao Banco Central, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que são os órgãos reguladores. Então, se ele vem dizendo que isso é um novo banco ou que isso é uma nova financeira, uma nova empresa do mercado, a primeira coisa que você precisa é ir lá, entrar no site do Banco Central, entrar no chat de atendimento e consultar”, disse o educador.

Fonte: G1