Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Adolescente de 15 anos é suspeito de ataque que deixou 3 mortos em festival na Alemanha

A polícia alemã deteve neste sábado (24) um adolescente de 15 anos suspeito de envolvimento no ataque a faca que matou três pessoas e feriu outras oito na sexta-feira (23), durante um festival em Solingen, no oeste da Alemanha.

O procurador de Justiça que acompanha o caso afirmou que não se pode descartar a possibilidade de “motivação terrorista” no incidente, em que um agressor esfaqueou aleatoriamente pedestres que participavam do “Festival da Diversidade”, uma celebração dos 650 anos da cidade de Solingen.

A polícia informou que a investigação continua e que ainda estão em busca de outros possíveis suspeitos. O adolescente foi detido na manhã de sábado, poucas horas após o atentado.

O ataque ocorreu por volta das 21h45 (horário local) na praça Fronhof, no centro de Solingen, uma cidade de aproximadamente 160 mil habitantes, localizada no estado da Renânia do Norte-Vestfália, uma das regiões mais desenvolvidas da Alemanha.

“O ataque em Solingen é um acontecimento terrível que me abala profundamente”, declarou o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. “Estamos de luto pelas vítimas e oferecemos nosso apoio aos seus familiares. O responsável por este ato deve ser capturado rapidamente e punido com o máximo rigor da lei.”

No sábado, a praça onde ocorreu o ataque permaneceu fechada pela polícia, enquanto moradores depositavam velas e flores próximo ao local. “Estamos todos chocados e em luto”, disse o prefeito de Solingen, Tim Kurzbach, em entrevista à imprensa.

Um dos músicos que se apresentava no festival no momento do ataque relatou que as autoridades o informaram do ocorrido e pediram que continuasse tocando “para evitar pânico”. Poucos minutos depois, o show foi interrompido, e o músico contou que se escondeu em uma loja enquanto helicópteros da polícia sobrevoavam a praça.

O último grande ataque terrorista na Alemanha ocorreu em 2023, em Hamburgo, quando um homem abriu fogo contra um centro de Testemunhas de Jeová, matando oito pessoas e ferindo outras nove.

Solingen tem um histórico de violência, sendo o local de um ataque neonazista em 1993, quando quatro homens incendiaram uma casa onde viviam famílias de origem turca. O ataque resultou na morte de cinco pessoas, incluindo três crianças, e deixou 14 feridos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação