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Acidente com avião ATR matou 68 pessoas nos EUA, e causa foi gelo
O acidente de avião que resultou na morte de 62 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo, apresenta semelhanças com uma tragédia ocorrida nos Estados Unidos em 1994, que deixou 68 mortos. Ambos os acidentes envolveram aviões ATR turboélice e ocorreram sob condições climáticas adversas. No episódio de 1994, que aconteceu durante uma tempestade, as asas do avião congelaram, uma hipótese que também está sendo considerada para o acidente do voo da Voepass, ocorrido na última sexta-feira (09/08).
Bob Clifford, advogado norte-americano que atuou no caso de 1994, representando 16 vítimas, afirmou que na ocasião os pilotos não perceberam a tempo o congelamento das asas, o que levou à perda de controle da aeronave. O voo fazia um percurso curto entre Indianápolis e Chicago e caiu em um campo próximo à cidade de Roselawn, no estado de Indiana.
Documentos divulgados em 1996 pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA revelaram que havia um ambiente descontraído na cabine do avião, com a presença de comissários de bordo e música. Embora o órgão tenha afirmado que isso não contribuiu diretamente para o acidente, destacou que um ambiente de cabine mais focado poderia ter ajudado a tripulação a estar mais consciente das condições em que o avião estava sendo operado.
Clifford também ressaltou que o principal problema do acidente foi falha humana, não técnica, e que os pilotos provavelmente ativaram o mecanismo de degelo das asas tarde demais, resultando na perda de controle da aeronave. Após o acidente, as regulações foram alteradas, incluindo a proibição de que comissários de bordo entrem na cabine do piloto quando o avião estiver a 10.000 pés ou abaixo disso. Além disso, o modelo ATR passou a ser utilizado principalmente em regiões dos Estados Unidos que não enfrentam condições climáticas severas, como a Flórida, e alguns modelos foram enviados para a América do Sul.
O acidente da Voepass em São Paulo
O voo 2283 da Voepass caiu na sexta-feira enquanto viajava de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), atingindo uma área residencial no condomínio Recanto Florido, no bairro Capela, em Vinhedo. Imagens capturadas por moradores mostram o avião em queda livre, seguido por uma explosão e muita fumaça.
Todos os 58 passageiros e os quatro tripulantes a bordo morreram. A aeronave, que decolou às 11h50 e estava prevista para chegar às 13h40, perdeu 3.300 metros de altitude em menos de um minuto a partir das 13h21, segundo dados do site Flight Aware, que monitora voos em tempo real.
A Força Aérea Brasileira informou que o avião deixou de responder às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo às 13h21, sem que o piloto declarasse emergência ou relatasse condições meteorológicas adversas. Nas primeiras horas após o acidente, especialistas em aviação consultados pela reportagem levantaram duas hipóteses principais com base nos primeiros detalhes, mas ressaltaram que ainda é cedo para determinar as causas exatas. A caixa-preta do avião foi recuperada e será analisada para ajudar na investigação.
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