Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O FATO TÍPICO? É POSSÍVEL FACILITAR A TAREFA DE MEMORIZA-LOS?  

Carlos Alberto de Oliveira Freitas, brasileiro, itabirano, casado, bacharel em direito, especialista em direito criminal.

O Direito Penal é aquele que pode cercear um dos bens mais importantes da pessoa, a sua liberdade, por isso mesmo, ele deve prever anteriormente, quais são as situações nas quais está sanção poderá incidir. 

Ao tratarmos dos crimes que não admitem a tentativa, constatamos a inexistência de um conceito legal de crime, desta forma, coube a doutrina preencher esta lacuna. Ela formulou então três concepções para melhor entendimento deste instituto, são elas: a formal, a material e a analítica.

Pois bem, resumidamente, temos que a lei penal é formalmente violada quando uma conduta vai de encontro a ela, ou seja, se a lei proíbe a subtração, para si ou para um terceiro, de uma coisa alheia móvel, e o individuo a subtrai ocorrera a violação formal da lei, o crime de furto.

Por outro lado, pela concepção material, é analisada a violação de um bem jurídico que é importante para o convívio social pacífico, como por exemplo, o meu patrimônio ou o patrimônio de um terceiro. Desta forma, quando ocorre a subtração do meu automóvel haverá a materialização de um fato relevante para o direito penal, isto é, o bem jurídico patrimônio que é importante e protegido pelo direito penal foi violado.

Enfim, a concepção analítica é a que mais nos importa neste texto, pois é dela que extrairemos os elementos que constituem o crime sendo eles: um fato típico (previsto na lei como crime) ilícito (não existe qualquer causa de exclusão da ilicitude) e culpável (não existe causa que exclua a culpabilidade).

O primeiro elemento estrutural do crime, fato típico, por sua vez, se subdivide em quatro subelementos, sendo eles: conduta, nexo causal, resultado e tipicidade.

Nosso objetivo é memoriza-los de uma forma fácil. Os elementos conduta, nexo causal, resultado e tipicidade são todos conceitos abstratos. No entanto, a aprendizagem de forma visual é mais eficaz, ou seja, se falo com você a palavra elefante, automaticamente, você não pensará na palavra em si, mas virá a sua mente a figura de um grande animal cinza portador de presas, o qual vive nas savanas africanas.

Diante disso, podemos transformar os elementos abstratos componentes do fato típico em palavras que possam ser visualizadas por nós, a título de exemplo, CoNe e RaTo, basta apenas que se desprezem as vogais. E teremos as consoantes C, N, R e T, respectivamente correspondentes a conduta, nexo causal, resultado e tipicidade, veja o quadro abaixo:  

CConduta
O 
NNexo causal
E 
  
RResultado
A 
TTipicidade
O 

Espero que desta forma tenha ficado mais fácil e compreensível os elementos constitutivos do Fato Típico. Em um próximo texto, abordaremos o segundo elemento estrutural do crime a ilicitude/antijuridicidade.

Carlos Alberto de Oliveira Freitas            , brasileiro, itabirano, casado, bacharel em direito, especialista em direito criminal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Cunha, Rogério Sanches. Manual de direito penal: parte geral (arts. 1° ao 120) /Rogério Sanches Cunha. – 8. ed. rev., ampl. e atual. – Salvador: JusPODIVM, 2020

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3688.htm acesso em 08Abr2022.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação