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PRF encerra Operação Rodovida após ações voltadas à segurança viária em todo o país
Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Este foi o tema da Operação Rodovida 2024/2025, encerrada no último fim de semana. A mensagem chama a atenção para a necessidade de diminuir o ritmo, a fim de preservar a segurança no trânsito. De 18 de dezembro de 2024 a 09 de março de 2025, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu diversas ações, com o objetivo de preservar a vida.
Conduzido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o Programa Rodovida reuniu os principais integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em um esforço conjunto para reduzir o número de mortes e lesões em vias urbanas e rodovias de todo país. Por meio da intensificação de ações de fiscalização e atividades educativas, nesta Rodovida, foram realizadas 598 operações integradas com órgãos parceiros, índice 225% maior que na edição anterior.
Desde dezembro de 2024, quando foi lançada a Operação Rodovida, a PRF planejou e realizou ações para a garantia da segurança viária, prevendo maior movimentação nas BRs de Norte a Sul do país, em razão das férias escolares, feriados de fim de ano e do Carnaval. Nesse período, foram fiscalizados mais de 1,1 milhão de veículos (+38%) e 1,4 milhão de pessoas (+40%)
Para garantir que os usuários das rodovias federais viajassem em segurança, a instituição reforçou a fiscalização de condutas irregulares em pontos estratégicos e críticos. Entre elas o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas, foco da Operação Natal, e a mistura álcool e direção, foco das Operações Ano Novo e Carnaval.
Segurança Viária – Durante a Operação Rodovida, as equipes da PRF realizaram comandos para fiscalizar e coibir condutas relacionadas a sinistros graves nas rodovias federais. Foram 7.697 comandos de velocidade (+35%), 20.818 de equipamentos obrigatórios (+27%), 11.733 ações voltadas a motocicletas (+7%), 20.918 de alcoolemia (+57%), mais de 2 mil comandos para fiscalizar o transporte de produtos perigosos (+224%), 8.474 para fiscalizar a Lei do Descanso, voltada aos motoristas profissionais (+22%), e ainda 9.720 comandos de ultrapassagens indevidas (0,5%).
Com todo esse trabalho, os agentes observaram que alguns motoristas não desaceleraram e infringiram diversas normas de trânsito. Ao todo, foram emitidos mais de 739 mil autos de infração (+7,8%), que resultaram em mais de 45 mil veículos recolhidos (+15%). No ranking das infrações, se destacam o excesso de velocidade e a alcoolemia ao volante.
Os radares portáteis flagraram mais de 340 mil motoristas em velocidade superior à estabelecida para a via. O número é 23,7% superior ao registrado na edição anterior da Rodovida. Este ano, 931.075 testes com o etilômetro (+120%) foram realizados, a fiscalização resultou em 862 prisões de motoristas que insistiram na perigosa conduta de assumir o volante após o consumo de álcool, quantitativo 6,2% acima do registrado em 2023/2024.
Educação – A conduta das pessoas é um dos fatores principais para a ocorrência de sinistros de trânsito. Diante disso, o trabalho de educação para o trânsito também foi intensificado durante a Operação Rodovida. Orientações quanto aos perigos da imprudência nas estradas estiveram presentes nos comandos e nas abordagens. No total, as ações de educação para o trânsito alcançaram 361.319 pessoas em todo o país, o que representa 21% de possíveis multiplicadores de boas práticas quando comparado à edição anterior.
Sinistralidade – O programa Rodovida faz parte das estratégias do governo brasileiro para que o país cumpra os objetivos da “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, da Organização das Nações Unidas (ONU). De 18 dezembro de 2024 a 9 de março de 2025, a PRF registrou 15.444 sinistros de trânsito (-1,6%), que resultaram em 18.616 feridos (-2,7%) e 1.263 mortes (-2,5%).
Rodovida – Criada em 2011 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Polícia Rodoviária Federal, a Operação Rodovida foi transformada em programa nacional para englobar o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), devendo ser aplicado por todo o Sistema Nacional de Trânsito (SNT). A ação conta com o apoio do Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outros.