Desenvolvimento Única Sites
Matrículas do Sisu 2025: prazo final para matricula termina nesta segunda-feira (3)
Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição de ensino superior em que foram selecionados. A maior parte das universidades e institutos federais participantes pertencem à rede pública federal de ensino.
No total, 254.899 candidatos foram aprovados nesta edição, distribuídos entre ampla concorrência (128.691), cotas (111.655) e ações afirmativas das próprias instituições (14.553).
Prazos e procedimentos
Os resultados do processo seletivo foram divulgados no dia 27 de janeiro, com um dia de atraso, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Inicialmente, o prazo para matrículas terminaria na sexta-feira (31), mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliá-lo.
O MEC reforça que é responsabilidade do estudante conferir as condições, documentos e procedimentos exigidos por cada instituição, conforme seu edital. As universidades podem definir se a matrícula será presencial ou remota, por isso é fundamental acompanhar os canais oficiais da instituição escolhida.
As universidades terão até o dia 6 de fevereiro para registrar no sistema as vagas ocupadas. Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, serão publicadas as chamadas da lista de espera do Sisu 2025. Quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular teve até sexta-feira (31) para manifestar interesse na lista de espera.
Sobre o Sisu
Desde 2010, o Sisu centraliza a oferta de vagas em universidades públicas do Brasil, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior como critério de seleção. O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior público.
Incentivo para licenciaturas
Nesta edição, o MEC também destacou o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 para estudantes com nota igual ou superior a 650 no Enem 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura. A expectativa é que a iniciativa aumente em 23% a procura por formação de professores no país, incentivando o ingresso e a permanência nesses cursos.