Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Matrículas do Sisu 2025: prazo final para matricula termina nesta segunda-feira (3)

Os candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 têm até esta segunda-feira (3) para realizar a matrícula na instituição de ensino superior em que foram selecionados. A maior parte das universidades e institutos federais participantes pertencem à rede pública federal de ensino.

No total, 254.899 candidatos foram aprovados nesta edição, distribuídos entre ampla concorrência (128.691), cotas (111.655) e ações afirmativas das próprias instituições (14.553).

Prazos e procedimentos

Os resultados do processo seletivo foram divulgados no dia 27 de janeiro, com um dia de atraso, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Inicialmente, o prazo para matrículas terminaria na sexta-feira (31), mas o Ministério da Educação (MEC) decidiu ampliá-lo.

O MEC reforça que é responsabilidade do estudante conferir as condições, documentos e procedimentos exigidos por cada instituição, conforme seu edital. As universidades podem definir se a matrícula será presencial ou remota, por isso é fundamental acompanhar os canais oficiais da instituição escolhida.

As universidades terão até o dia 6 de fevereiro para registrar no sistema as vagas ocupadas. Entre 12 de fevereiro e 30 de setembro, serão publicadas as chamadas da lista de espera do Sisu 2025. Quem não foi aprovado em nenhuma das duas opções de curso na chamada regular teve até sexta-feira (31) para manifestar interesse na lista de espera.

Sobre o Sisu

Desde 2010, o Sisu centraliza a oferta de vagas em universidades públicas do Brasil, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior como critério de seleção. O objetivo é democratizar o acesso ao ensino superior público.

Incentivo para licenciaturas

Nesta edição, o MEC também destacou o programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que oferece um incentivo financeiro de R$ 1.050 para estudantes com nota igual ou superior a 650 no Enem 2024 que optarem por cursos presenciais de licenciatura. A expectativa é que a iniciativa aumente em 23% a procura por formação de professores no país, incentivando o ingresso e a permanência nesses cursos.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação