Desenvolvimento Única Sites
Marco Antônio Lage anuncia secretariado para segundo mandato
Composto por 50% de mulheres, o primeiro escalão cumpre o compromisso do prefeito de manter uma gestão técnica
O prefeito Marco Antônio Lage anunciou seu novo secretariado nesta quinta-feira (26), em coletiva de imprensa. Além de um balanço sobre a atual gestão, o chefe do Executivo, acompanhado do vice Marco Antônio Gomes, apresentou a equipe que vai compor o segundo governo, a partir de 1º de janeiro de 2025.
A apresentação ocorreu na sala de conferências no terceiro andar da Prefeitura de Itabira. Foram anunciados 16 secretários, os responsáveis pela Itaurb, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Saae e duas assessorias especiais.
Destaque para a proporção de 50% entre homens e mulheres, fato inédito na história política do município.
“Seguiremos para um segundo governo que será pautado por novas propostas e indicadores. Isso requer mudança. O novo quadro de secretários apresenta uma renovação em torno de 50%. Assim como no primeiro mandato, são profissionais com competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população itabirana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. O objetivo é manter o que já está funcionando bem e avançar para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, focada diretamente na busca pela diversificação econômica da nossa cidade, sem renunciar ao cuidado com as pessoas. Todos compartilham da minha vontade de fazer da nossa Itabira uma cidade ainda melhor”, destacou o prefeito Marco Lage.
Confira os nomes:
Chefia de Gabinete – Natália Lacerda Faria
Bacharel e licenciada em Educação Física, especialista em Gestão de Organizações de Esporte e Lazer e mestre em Educação pela PUC/MG. Foi Secretária Municipal de Esportes entre 2021 e 2023 e atualmente responde pela Chefia de Gabinete e a Secretaria Municipal de Administração e Governança.
Procuradoria-Geral do Município – Luiz Edson Bueno Guerra
Formado em Direito pela Faculdade Milton Campos, é pós-graduado em Direito Processual do Trabalho, Direito Minerário e Ambiental. Foi procurador na Prefeitura de Conceição do Mato Dentro e assessor jurídico na Câmara Federal, em Brasília. Desde 2021, responde pela Procuradoria-Geral da Prefeitura de Itabira.
Secretaria Municipal de Administração e Governança – Paulo Henrique Gomes de Figueiredo
Graduado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Gestão de Empresas. Foi economista na Agência de Desenvolvimento de Itabira, presidente do Valeriodoce Esporte Clube, assessor na Itaurb, diretor-geral da Câmara de Vereadores, diretor da Agência Descentralizada de Saúde no Governo de Minas Gerais, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda. Desde 2024, atua como assessor especial na Prefeitura de Itabira.
Controladoria-Geral do Municipal – Hugo Henrique Gomes
Graduado em Direito pela Funcesi e pós-graduado em Direito Privado, atua também com Direito Civil, Tributário e Eleitoral. Integrou a Procuradoria-Geral do Município e foi consultor do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste (Ciscel). Foi procurador-geral da Câmara de Vereadores, chefe de Gabinete da Prefeitura de Itabira e, desde 2023, responde pela Secretaria Municipal de Fazenda.
Secretaria Municipal de Governo – Roberto Ferreira Chaves
Formado em Direito e pós-graduado em Gestão de Empresas é também produtor rural. Na política foi vereador por três mandatos, vice-presidente e presidente da Câmara Municipal; além de vice-prefeito por dois mandatos. Responde pela Secretaria Municipal de Governo desde 2024.
Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento – Rosemary Pires Guerra
Profissional com sólida experiência em gestão educacional e administrativa, atuou como Subsecretária de Gestão Administrativa e Chefe de Orçamento em Itabira (2024). Aposentada como funcionária pública, possui expertise em planejamento, pedagogia e direção de cursos técnicos. Pós-graduada em Psicopedagogia, tem ampla vivência no setor público e privado, incluindo a fundação de uma escola infantil.
Secretaria Municipal de Fazenda – Júlio César de Araújo “Contador”
Contabilista e Bacharel em Direito pela Faculdade de Sabará. Empresário, professor e membro de conselhos de entidades da sociedade civil. Já ocupou a Secretaria Municipal de Planejamento entre 2013 e 2016. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2020, com 1.514 votos, e reeleito em 2024, com 1.383 votos.
Secretaria Municipal de Saúde – Fabiana Marques Machado Lima
Fisioterapeuta pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional. Foi Diretora do Centro de Reabilitação, superintendente de Atenção Secundária e coordenadora de Gestão em Saúde antes de assumir, em 2024, a Secretaria Municipal de Saúde.
Secretaria Municipal de Educação – Edna de Carvalho Silva
Graduada em Ciências Biológicas, com especialização em Microbiologia pela PUC-MG e em Gestão Escolar pela UFMG, atua desde 1994 como professora e diretora na Rede Municipal de Ensino. Na atual gestão, foi superintendente de Apoio ao Educando e coordenadora de Educação Básica. Assumiu como secretária Municipal de Educação em 2024.
Secretaria Municipal de Assistência Social – Nélia Aparecida Jerônimo Cunha
Formada em Serviço Social pela PUC/MG e Sociologia pela Uninter e mestre em Ciências Sociais com especialização em Atendimento Sistêmico à Família e Saúde Pública. Servidora pública municipal na área de assistência social, foi também professora. Ocupou a Superintendência de Proteção Social Especial antes de assumir o cargo de secretária municipal de Assistência Social, em 2022.
Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Luiza Cupertino Xavier da Silva
Bacharel em Educação Física e mestre em Estudos e Políticas Públicas do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, onde coordenou o Observatório do Esporte de Minas Gerais. Em Foi coordenadora de Esportes, Lazer e Juventude da Prefeitura de Itabira e, em 2024, assumiu a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – Leonardo Pontes Guerra
Economista pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Tratamento da Informação Espacial pela PUC/MG. Foi assessor e consultor da Secretaria Municipal de Planejamento, secretário municipal de Modernização Administrativa e de Informação e assessor do prefeito na Prefeitura de Belo Horizonte. Ocupou a assessoria especial do presidente do Conselho de Administração do BNDES e foi chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana – Marinésia Dias da Costa Makatsuru
Graduada em Engenharia Civil com ênfase em transportes e em Química. Tem MBA em Gestão Estratégica de Custos e especialização em Gestão Pública. Foi superintendente de Coordenação Técnica e Diretora de Custos na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop/MG) e presidente da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito de Betim (Ecos). Desde 2023, era secretária-adjunta de Administração na Prefeitura de Betim.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal – Elaine Aparecida Mendes
Engenheira ambiental, é servidora pública da Prefeitura de Itabira na área de Auditoria Fiscal de Meio Ambiente. Já gerenciou o aterro sanitário e o aterro de inertes. É membro do Codema e do Conselho de Promoção da Igualdade Racial. Foi diretora e superintendente de Serviços Urbanos e coordenadora técnica de Desenvolvimento Urbano. Em 2023, assumiu a Secretaria Municipal de Obras, sendo a primeira mulher a ocupar este cargo.
Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar – Teresinha Bethônico Figueiredo
Empreendedora e proprietária rural. Tem formações em Gestão do Terceiro Setor, Gestão da Pecuária de Corte e capacitações em desenvolvimento rural. É fundadora do Projeto Mãos e Mente, dedicado ao desenvolvimento social e econômico de mulheres da zona rural. Trabalhou na Vale, na Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Itabira, na Cenibra e no Banco de Crédito Nacional.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Jader Túlio Cristiano Magalhães
Servidor de carreira, Jader é auditor fiscal desde 2002. Ao longo da carreira no serviço público, já atuou em diversos setores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, incluindo a Superintendência de Regularização Imobiliária, onde coordenou o Programa de Regularização Fundiária (Reurb). Chefiou a pasta em duas oportunidades, sendo que a atual se iniciou em 2024.
Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade – Vanessa Silva de Faria
Graduada e mestre em História pela UFJF e doutora em História pela UFOP na linha “Poder, Espaço e Sociedade”. Foi professora das redes de ensino pública e privada e, desde 2022 está na gestão do Museu Histórico de Itabira, onde também atua como pesquisadora e na curadoria de exposições. Nestes anos, desenvolveu projetos inovadores que destacam a história, memória e a cultura local e firmou parcerias estratégicas que fortaleceram a conexão do Museu com a comunidade e ampliou seu impacto social e acadêmico.
Itaurb – Leonardo Alexandre Silva Gonçalves
Técnico em Mineração e graduando em Gestão de Recursos Humanos. Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de pessoas. Foi supervisor de Operação na Vale, coordenador-geral de Operação da Rede Campestre para Itabira, Barão de Cocais e Vale do Aço e coordenador de Operações na Sigma Lithium. Desde 2024, atua como diretor de Operações da Itaurb.
Saae – Valdeci Luiz Fernandes Júnior
Formado em Engenharia Civil pela Universidade de Uberaba, é especialista em Engenharia Sanitária pela UFMG; Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Processos de Operações em Tratamento de Águas de Abastecimento e Tratamento de Águas de Abastecimento pela USP; em Gestão Empresarial pela Faculdade do Triângulo Mineiro; e MBA em Engenharia de Inovação. Atuou em prefeituras do Tocantins e da Bahia e em obras de saneamento na Angola. Foi diretor-executivo do Saae de Mariana, autarquia que voltou a comandar desde 2023.
Itabiraprev – Paulo Alexandre da Silva
Servidor público de carreira, é especialista em administração financeira e lotado na Secretaria de Planejamento há quase 30 anos. Foi secretário municipal de Fazenda, secretário municipal de Planejamento por duas vezes e é presidente do Itabiraprev desde 2021.
Assessoria Especial – Rejane Penna Rodrigues
Bacharel e licenciada em Educação Física, é especialista em Desporto Coletivo e mestre em Educação Física. Foi secretária municipal de Esporte, Recreação e Lazer de Porto Alegre, secretária nacional de Desenvolvimento de Esporte e de Lazer do Ministério do Esporte, diretora de Operações e Serviços da Autoridade Pública Olímpica (APO), no Rio de Janeiro, e assessora superior do Gabinete do Governador do Rio Grande do Sul. Ocupa a Assessoria Especial na Prefeitura de Itabira desde 2024.
Assessoria Especial – João Victor Sampaio Brandão
Graduado em Direito, é especialista em Direito Imobiliário Registral pela PUC/MG. Foi Procurador-Geral da Câmara Municipal de Itabira, assessor parlamentar, coordenador de Gabinete da Prefeitura, procurador-geral do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Piracicaba, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil na subseção de Itabira e assessor jurídico do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Leste Mineiro.