Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

Lula concede indulto natalino a grupos vulneráveis, como pessoas com HIV, câncer e gestantes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (23) o indulto natalino de 2024, com prioridade para presos em situações de vulnerabilidade. Publicado em edição extra do Diário Oficial, o decreto contempla idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou doenças graves, como HIV ou condições terminais.

O perdão beneficiará gestantes com gravidez de alto risco e mulheres condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência que sejam mães ou avós e comprovem ser essenciais no cuidado de crianças de até 12 anos. Também poderão ser contemplados presos com transtorno do espectro autista severo, paraplegia, tetraplegia ou cegueira.

Excluem-se do indulto condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito, como os atos golpistas de 8 de janeiro, além de crimes hediondos, tortura, terrorismo, racismo, lavagem de dinheiro, violência contra mulheres, crianças e adolescentes, e outros graves. Integrantes de facções criminosas, abusadores de autoridade e delatores também estão fora das condições para perdão.

As diretrizes do decreto foram elaboradas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e validadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O indulto presidencial é uma atribuição constitucional e passa por revisão anual.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação