Itabira Mais
Portal Mineiro de Notícias

‘Fuck you, Elon Musk’: Insulto de Janja ao bilionário repercute na imprensa internacional

Durante um evento social paralelo à cúpula do G20 no Rio de Janeiro, no sábado (16), a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, fez uma declaração polêmica ao criticar o bilionário Elon Musk. “Fuck you, Elon Musk”, disse Janja, ao final de um debate sobre o combate à desinformação, promovido pelo Cria G20, em que também participou o influenciador Felipe Neto.

A crítica de Janja ocorreu enquanto ela discutia as dificuldades de regulamentação de plataformas digitais e seu impacto na disseminação de informações falsas, especialmente em crises climáticas. Ao interromper o discurso devido a um ruído no ambiente, ela ironizou: “Acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.

Em resposta, Musk utilizou sua rede social, o X (antigo Twitter), para reagir com a sigla “lol”, indicando risadas, e, em seguida, afirmou: “Eles vão perder a próxima eleição”, em um vídeo que mostrava a fala de Janja.

Reação do governo e repercussões

A declaração da primeira-dama gerou desconforto dentro do governo. No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante um discurso no festival organizado por Janja, que ofensas e xingamentos não fazem parte de sua campanha. “Não temos que ofender ninguém”, disse Lula, sem mencionar diretamente sua esposa.

O evento, realizado na zona portuária do Rio de Janeiro, buscava promover a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e ganhou o apelido de “Janjapallooza”. Apesar do objetivo social, a fala de Janja acabou sendo vista como um obstáculo para a estratégia diplomática de Lula, que tenta manter relações pragmáticas com os Estados Unidos, especialmente com o possível retorno de Donald Trump ao poder.

Trump, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, já convidou Musk para integrar seu futuro governo como chefe do Departamento de Eficiência Governamental, caso seja eleito. A diplomacia brasileira, sob Lula, tem buscado equilibrar as relações com os EUA, principal parceiro comercial do Brasil depois da China. A declaração de Janja, no entanto, foi criticada por setores do governo e pela oposição. Bolsonaro comentou: “Já temos mais um problema diplomático.”

Defesas e críticas

Entre os membros do governo, apenas o ministro Paulo Teixeira defendeu publicamente a atitude de Janja. “A verdade é que a Janja falou o que estava preso nas nossas gargantas”, disse ele em uma publicação nas redes sociais, criticando o papel de Musk na política internacional.

A oposição aproveitou o episódio para criticar o governo, destacando a possibilidade de desgaste diplomático em um momento em que o Brasil recebe líderes mundiais para o G20.

Início da cúpula do G20

Nesta segunda-feira (18), Lula e Janja deram início às reuniões da cúpula do G20, que segue até terça-feira (19), no Rio de Janeiro. O encontro reúne 19 chefes de Estado e governo, além de representantes da União Europeia e da recém-incorporada União Africana. A única ausência notável é a do presidente russo Vladimir Putin, representado pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.

Durante o evento, o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul, encerrando o mandato brasileiro com debates centrados em sustentabilidade, transformação digital e inclusão social.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, assine agora.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais informação